A Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira (27) a Operação Fogo Cruzado, para apurar a suposta existência de uma associação criminosa que atuaria no comércio, no transporte e no tráfico de armas e munições na região de fronteira com o Acre. A ação partiu de uma apreensão feita durante fiscalização na BR-425, em Nova Mamoré (RO), quando foram encontradas munições de diferentes calibres e dinheiro estrangeiro.
Ao todo, 36 policiais federais cumpriram 9 mandados de busca e apreensão, expedidos pela 7ª Vara Federal Criminal da Seção Judiciária de Rondônia. As buscas ocorreram em Capixaba, Epitaciolândia, Brasiléia e Plácido de Castro, no Acre. Os agentes procuravam armas, munições, aparelhos eletrônicos e documentos que possam ajudar na investigação.
Segundo a PF, as munições seriam de origem boliviana e a apuração teve início em setembro de 2025. Os investigados não foram identificados. Os crimes em apuração são comércio ilegal de arma de fogo, tráfico internacional de arma de fogo, associação criminosa e contrabando. Até o momento, trata-se de suspeitas, sem denúncia formal.
Com informações do Rondoniagora.