domingo, 6 julho, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Indea e Adepará discutem trabalho conjunto para área de fronteira

05/05/2018
in Mato Grosso

O Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea-MT) recebeu nesta sexta-feira (04.05) representantes da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (Adepará). O encontro é um desdobramento da primeira Reunião do Bloco II, realizado no mês de abril, em Manaus (AM), e teve como objetivo alinhar as ações para a retirada da vacinação contra febre aftosa.

Mato Grosso pertence ao Bloco V, que tem a última vacinação prevista para maio de 2021, porém faz divisa com estados que pertencem ao Bloco II (Amazonas, Amapá, Pará e Roraima) sendo imprescindível a sua participação nas discussões com os referidos estados. O Bloco II deve realizar a última vacinação em maio de 2020.

Durante a reunião, as duas instituições apresentaram dados importantes, como: os limites geográficos e estudo de trânsito de animais entre Mato Grosso e o Pará. Só do lado mato-grossense, são cerca de 10 municípios, alguns com barreiras naturais que impedem o trânsito de animais, porém, a maioria com barreira seca e permeabilidade de trânsito.

Entre os meses de agosto e setembro, equipes do Indea e da Adepará devem realizar um cadastramento das propriedades na região de divisa. Esse levantamento será fundamental para o planejamento da retirada da vacinação, com o objetivo de não inviabilizar o desenvolvimento econômico nessas regiões. Assim que o Bloco II deixar de vacinar o seu rebanho, em 2020, não poderão receber animais suscetíveis vacinados de Mato Grosso e seus produtos in natura.

Para a presidente do Indea, Daniella Bueno, a interação dos serviços é fundamental. “Vamos avançar juntos nesse trabalho para a retirada da vacinação. A interação entre os serviços oficiais é fundamental, os dois lados crescem com essa interação”.

Para o diretor de Defesa e Inspeção Animal da Adepará, Jefferson Oliveira, a vinda a Mato Grosso foi importante para conhecerem melhor o trabalho do Indea. “Pudemos ampliar o debate e conhecemos o sistema de vigilância usado pelo Indea, vamos ver a possibilidade de implantar o mesmo no nosso serviço”.

Blocos

Plano Estratégico de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa (PNEFA) prevê a retirada total da vacinação no país até 2023. Os estados foram divididos em cinco blocos pecuários para que seja feita a transição de área livre da aftosa com vacinação para sem vacinação. Integram o Bloco I, Acre e Rondônia; o Bloco II: Amazonas, Amapá, Pará e Roraima; o Bloco III: Alagoas, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí e Rio Grande do Norte; Bloco IV: Bahia, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Sergipe e Tocantins, e; Bloco V: Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

Fonte: www.mt.gov.br/rss/-/asset_publisher/Hf4xlehM0Iwr/content/id/9709855

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.