Mais três réus denunciados pelo Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS) por matarem o adolescente Ronei Faleiro Jr. em 2015, na saída de uma festa em Charqueadas, foram condenados nesta terça-feira, 5 de julho. Alisson Barbosa Cavalheiro, Geovani Silva de Souza e Volnei Pereira de Araújo foram sentenciados, respectivamente, a 35 anos e 4 meses, 41 anos e 6 meses, e 35 anos e 4 meses de prisão em regime inicial fechado pelo homicídio qualificado consumado, por três tentativas de homicídio qualificado, associação criminosa e corrupção de menores. Além de matarem o jovem Ronei Jr., os réus tentaram assassinar o pai dele, Ronei Wilson Faleiro, e o casal de amigos Richard Saraiva de Almeida e Francielle Wienke. Atuaram em plenário os promotores de Justiça Anahi Gracia de Barreto, João Claudio Pizzato Sidou e Eugênio Paes Amorim.
TERCEIRO JÚRI MARCADO PARA SEMANA QUE VEM
O júri de nove dos 10 réus, marcado inicialmente para novembro de 2019, foi dividido em três julgamentos diferentes a pedido da defesa. Peterson Patric Silveira Oliveira, Vinícius Adonai Carvalho da Silva e Leonardo Macedo Cunha foram condenados em 25 de junho.
Alisson, Volnei e Geovani foram condenados nesta terça-feira. Jhonata Paulino da Silva Hammes, Matheus Simão Alves e Cristian Silveira Sampaio começarão a ser julgados na segunda-feira, dia 11 de julho. O décimo adulto acusado de envolvimento nos crimes, Rafael Trindade de Almeida, foi denunciado depois dos demais e seu caso é apurado em outro processo. Todos formavam o “bonde da aba reta”.
O ataque a Ronei Jr., seu pai e amigos contou com a participação de menores. O MPRS apontou sete na acusação: a quatro deles foi aplicada, em 18 de setembro de 2015, medida socioeducativa de internação por três anos, prazo máximo estabelecido no Estatuto da Criança e do Adolescente. Os outros três foram absolvidos.
Leia mais:
Charqueadas: segundo júri dos denunciados pela morte de Ronei Jr. começa nesta segunda