sábado, 28 junho, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Brasília sedia até domingo Pan-Americano de Kung Fu

22/07/2022
in Notícias

Começa hoje (22) e vai até domingo (24) o 13º Campeonato Pan-Americano de Wushu, arte marcial chinesa popularmente conhecida como kung fu. A competição, realizada pela terceira vez no Brasil, será no ginásio da Associação Atlética do Banco do Brasil (AABB), em Brasília. As disputas serão nas categorias infantil, infantojuvenil, juvenil e adulto, reunindo atletas com idade entre 6 e 40 anos.

De acordo com a Confederação Brasileira de Kungfu Wushu (CBKW), a capital federal é uma “referência para eventos nacionais e internacionais de wushu”, motivo pelo qual foi escolhida por unanimidade pelas autoridades do desporto, segundo o secretário-geral da entidade, Marcus Vinicius Fernandes.

Brasília sediou, em 2018, o Campeonato Mundial Júnior de Wushu, algo até então inédito nas Américas. Devido ao sucesso do evento, foi decidido, no mesmo ano, que a cidade sediaria a atual edição dos jogos – a primeira competição internacional presencial desta modalidade no continente, desde o início da pandemia, em 2020.

Uma novidade no Pan-Americano de Brasília será a categoria de adaptados. Esse incentivo à pratica esportiva de forma diversa e inclusiva já foi adotado em algumas competições nacionais. “Teremos a participação de cadeirantes, pessoas com deficiência visual, amputados e pessoas com síndrome de Down. No Brasil, a categoria já faz parte dos campeonatos brasileiros desde 2016 e o resultado tem sido admirável”, destaca Fernandes.

O Pan-Americano servirá também de preparação e avaliação dos atletas para o Mundial Júnior, marcado para dezembro, na Indonésia. “Será uma oportunidade para as equipes nacionais avaliarem a performance dos atletas e já irem selecionando as equipes”, acrescentou o secretário da CBKW.

Praticantes e modalidades

Segundo a confederação, há no Brasil cerca de 220 mil praticantes de wushu. Destes, 15 mil são filiados a federações estaduais. “Potência nas Américas, o país vem ocupando um lugar de cada vez mais destaque no cenário internacional: nas últimas quatro edições do Campeonato Mundial, conquistou dez medalhas”, informa a CBKW.

A competição é disputada em duas modalidades: sanda e taolu. A primeira abrange lutas marcadas por “combates de contato total, fluidos e emocionantes”, de três rounds de dois minutos cada.

Já o taolu (conhecido no Brasil como rotina) compreende “um conjunto de técnicas predeterminadas, coreografadas de acordo com princípios e filosofias para incorporar ataques e defesas características de um estilo de kung fu”.

A cerimônia de abertura será hoje às 13h30, e as competições serão nos dias 23 e 24 a partir das 9h. A entrada é gratuita.

Agência Brasil

Tags: AtéBrasíliaDomingoKungPanAmericanosedia

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.