Teve início na manhã desta terça-feira, 13 de setembro, na Feevale, em Novo Hamburgo, o Curso de Capacitação para Atuação nas Atividades de Proteção e Defesa Civil, voltado para servidores públicos municipais da região na condição de agentes voluntários, integrantes ou não dos órgãos de Defesa Civil.
Promovido pelo Ministério Público, por meio da Promotoria Regional da Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos, juntamente com o Laboratório de Vulnerabilidades, Riscos e Sociedade da Universidade Feevale e a Oficina Regional de Defesa Civil do Vale do Paranhana, Região das Hortênsias e Alto Sinos, o curso pretende proporcionar a melhoria da resposta (tempo e qualidade da ação) nas atividades preventivas, de respostas e recuperativas em casos de eventos adversos extremos de maior ocorrência na região, naturais ou tecnológicos, como quedas, deslizamentos, inundações, enxurradas, tempestades, ondas de frio e calor, secas, epidemias, dentre outros.
“Com uma frequência indesejada, nossas cidades são cenários de eventos catastróficos como inundações e deslizamentos de terra. A preocupação com uma melhor gestão de riscos, assim como a preparação para ocorrência desses eventos extremos, nos levou a idealizar um curso para agentes municipais de modo a formar corpos operativos locais aptos a planejar o enfrentamento dessas ocorrências”, explicou a promotora de Justiça Regional da Bacia do Rio dos Sinos, Ximena Cardozo Ferreira.
A programação do curso, que ocorre de forma gratuita mediante inscrição prévia, vai até o dia 22 de setembro na Feevale e encerra com a palestra de Ximena e a formatura dos participantes.
Participaram da abertura, a professora Danielle Paula Martins, organizadora do curso pela Feevale e o coordenador voluntário da Oficina Regional de Defesa Civil do Vale do Paranhana, região das Hortênsias e Alto Sinos, Cláudio Silva da Rocha, e a promotora Ximena Ferreira, de forma virtual.
Confira a manifestação da promotora de Justiça Ximena Cardozo Ferreira: