O governo do Estado, por meio da Secretaria de Saúde do Acre (Sesacre), realizou nesta terça-feira, 6, uma reunião no auditório da Policlínica do Tucumã, para apresentar a disponibilização do exame de lítio (litemia) e o exame de hemoglobina glicada à população.
A reunião teve por objetivo criar o fluxo de atendimentos para os pacientes internados e de ambulatório do Hospital de Saúde Mental do Acre (Hosmac), para a realização do exame de lítio e os exames de hemoglobina glicada para as gestantes de risco de todo estado, que estão sendo acompanhadas na Policlínica do Tucumã.
Considerada mal do século, a depressão, segundo a Organização Mundial de Saúde, atinge cerca de 121 milhões de pessoas no mundo. Para minimizar estes problemas, medicamentos como carbonato de lítio são necessários, e fazem parte do arsenal terapêutico usado pela classe médica como agentes psicoativos para tratamento de doenças depressivas e o exame de sangue é necessário para quem toma o remédio verificar se a dosagem está ajustada.
Já o exame de hemoglobina glicada é um exame de sangue que mostra a média da glicose nos últimos 2 ou 3 meses. E é importante por dois motivos: serve para ajudar a diagnosticar o diabetes mellitus e no paciente que já tem o diagnóstico, para saber se o tratamento está adequado.
A chefe de Divisão de Organização de Apoio de Diagnóstico, Aglanair Ferreira, explicou que o equipamento CMD 800i, um analisador de química líquida de grande porte, ideal para grandes rotinas de análise, já tinha sido adquirido pela Policlínica, mas era necessário o reagente para ser possível a realização desse exame, que foi obtido pela Divisão de Insumos Laboratoriais e Materiais de Radiologia da Sesacre (Divilara).
“O Ministério da Saúde exige a realização desses exames que não tinham em nosso estado, mas que agora serão oferecidos à nossa população. Tanto nossas gestantes de risco poderão fazer o exame de hemoglobina glicada em seu pré-natal, como o exame de lítio, que irá atender os pacientes dos centros de Atenção Psicossocial (CAPs), do Hosmac e da saúde mental do Huerb”, salientou Aglanair Ferreira.
De acordo com a gerente-geral do Hosmac, a psiquiatra Caroline Formiga, o exame de litemia é realizado em pacientes que estão sendo medicados com lítio, para monitorar os níveis terapêuticos e evitar que se chegue a níveis tóxicos.
“Estamos muito felizes com a chegada desse exame, que nos ajudará no tratamento dos nossos pacientes psiquiátricos. Um exame que tem um custo alto agora poderá ser oferecido à nossa população gratuitamente”, evidenciou Caroline Formiga.