Educação Financeira foi o tema abordado na palestra oferecida nesta quinta-feira, 18, pelo Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon/AC) aos servidores do Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE/AC). A ação é fruto de uma parceria entre as instituições.
A ação faz parte de um ciclo de palestras firmado entre o Procon/AC e o TRE para abordar temas voltados à educação para o consumo aos servidores do Tribunal.
A palestra sobre Educação Financeira teve o intuito de levar esclarecimentos e orientações de como se evitar o superendividamento, e foi transmitida ao vivo por meio da plataforma do TRE no Youtube.
O palestrante e chefe do Núcleo de Superendividamento do Procon/Ac, Amin Soares, destaca que a palestra é de grande importância, pois logo após a pandemia o índice de endividamento cresceu muito no Brasil, e principalmente no estado do Acre.
Segundo ele, pesquisas indicam que 80% da população acreana encontra-se endividada, e grande maioria desse percentual não está conseguindo quitar suas dívidas.
“O Procon, junto com o Núcleo de Educação para o Consumo desenvolveu essas palestras para orientar o consumidor. Também temos um núcleo de superendividamento, que também ampara esses consumidores” ressalta.
Claúdio Barbosa, coordenador do Núcleo Socioambiental do TRE/AC, explica que a abordagem sobre o tema é fundamental, para evitar o superendividamento que tem atingido milhões de brasileiros, o que é evidenciado por meio das estatísticas no número de pessoas inadimplentes registrados nos órgãos de proteção.
“Nós estamos muito satisfeitos, enquanto servidores do TRE, com a promoção desse evento e a possibilidade de contarmos com a parceria fundamental do Procon, por meio do seu qualificado quadro profissional”, destacou.
A técnica judiciária Débora Cavalcante falou sobre a necessidade da educação financeira para todos, uma vez que o consumismo é cada vez mais tentador.
“É muito importante que tenhamos esclarecimentos sobre como gerir melhor nossos recursos financeiros. Educação é primordial em todos os aspectos”, disse.