O governo do Acre, por meio da Secretaria de Planejamento (Seplan), esteve presente no evento Conversa de Alto Nível entre Governadores Brasileiros da Amazônia Legal, realizado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), nesta sexta-feira, 30, em São Paulo.
Com o objetivo de promover o desenvolvimento sustentável e inclusivo da região amazônica, foi apresentado aos participantes o Programa Regional da Amazônia do BID.
“Essas ações visam aproveitar o excelente momento político pelo qual passam o Brasil e o mundo, no que diz respeito à importância que a preservação da Amazônia tem ganhado”, explicou o secretário da Seplan, Ricardo Brandão, que representou o Estado na reunião.
No reunião, que teve a presença do presidente do BID, Ilan Goldfajn, e da ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, o secretário Ricardo Brandão apresentou propostas com o objetivo de reforçar a cooperação entre estados e países da Amazônia, e integrar a região por meio da gestão territorial.
“Além de agradecer a parceria do governo federal e do BID com o governo do Acre, fiz questão de levar nossas propostas para garantir a regularização fundiária em nosso estado. Se de fato queremos preservar a Amazônia, primeiramente devemos debater gestão territorial. E esse tem sido um dos nossos maiores desafios. Precisamos discutir desenvolvimento local, regional e entre os países sul-americanos e para isso começamos com a gestão territorial. Hoje é preciso garantir mobilidade para quem está na Amazônia”, afirmou Brandão.
Durante o evento, os participantes conheceram o Amazônia para Sempre, um programa guarda-chuva holístico do BID com o objetivo de aumentar as possibilidades de financiamento de projetos sustentáveis, compartilhar conhecimento estratégico e aumentar a coordenação regional para acelerar o desenvolvimento sustentável e inclusivo na amazônica.