quinta-feira, 3 julho, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Chineses aprovam polêmica lei de ciberseguridade

07/11/2016
in Mundo

A Assembleia Nacional Popular (ANP), o Legislativo chinesa, anunciou nesta segunda-feira a aprovação de uma lei de ciberseguridade, muito criticada por organizações empresariais estrangeiras e grupos de defesa dos direitos humanos.

A legislação recolhe que o Executivo tomará medidas para “controlar, defender e tramitar os riscos de ciberseguridade e as ameaças que procedam de dentro do país ou do estrangeiro, protegendo a infraestrutura de informações-chave de ataques, intrusões, alterações e danos”, publicou hoje a agência oficial “Xinhua” sem dar mais detalhes.

O Legislativo aprovou nesta segunda-feira a norma ao término de sua sessão bimestral, após uma terceira leitura.

Por enquanto, o texto íntegro da lei não foi publicado oficialmente, apesar das minutas do mesmo que foram divulgadas até agora tenham sido alvo de preocupação para empresas estrangeiras e de ONG.

Após conhecer sua anuência, a Anistia Internacional (AI) pediu ao governo chinês que dê marcha à ré e derrogue a lei, já que considerou em comunicado que a norma “dá carta branca” às autoridades para reprimir a liberdade de expressão e de privacidade.

Segundo a minuta de lei que foi publicada há um ano, a legislação aumenta o poder do governo na hora de ter acesso à informação, obter registros de mensagens e bloquear a divulgação de dados que considere ilegais.

O governo indicou nesta minuta que os provedores de serviços de internet devem “armazenar os dados” recolhidos dentro da China e precisou que os dados armazenados no exterior por motivos de negócios devem “ser aprovados pelo Executivo”, uma das cláusulas mais controversas.

O projeto de lei também recolhe que as agências governamentais podem “emitir outras diretrizes” adicionais para salvaguardar a segurança em indústrias que considera “fundamentais” como telecomunicações, energia, transporte, finanças, assuntos de defesa nacional e militar ou da administração governamental.

Estas e outras medidas provocaram protestos de organizações empresariais, que consideraram a norma vaga e aberta a interpretações que podem representar discriminações.

A China apresentou o controversdo projeto de lei no ano passado em um momento de atritos entre Estados Unidos e China por temas de ciberseguridade, após várias acusações mútuas de espionagem informático.

Faltando conhecer o texto final, espera-se que a lei também inclua novas medidas contra hackers.

Tags: ChinaLei

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.