A Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Câmara dos Deputados divulgou, nesta terça-feira (8), as indicadas ao Diploma Mulher-Cidadã Carlota Pereira de Queirós 2023, que homenageia mulheres cujos trabalhos ou ações tenham contribuído para o pleno exercício da cidadania, na defesa dos direitos femininos e nas questões de gênero no Brasil.
A escolha das cinco agraciadas deste ano será feita no dia 30 de agosto pela Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher por maioria de votos, podendo ser contabilizados os votos de titulares e suplentes.
A solenidade de entrega do Diploma está marcada para 25 de outubro, em sessão solene da Câmara dos Deputados.
Quem foi Carlota Pereira Queirós
Carlota Pereira de Queirós (1892-1982) foi médica, escritora, pedagoga e política. Ela foi a primeira mulher brasileira a votar e ser eleita deputada federal na história do Brasil.
Eleita pelo estado de São Paulo em 1934, Carlota Queirós participou dos trabalhos da Assembleia Nacional Constituinte, entre 1934 e 1935, fazendo com que a voz feminina fosse ouvida no Congresso Nacional.
O foco de seu mandato foi a defesa da mulher e das crianças, trabalhando por melhorias educacionais que contemplassem melhor tratamento para as mulheres e publicando uma série de trabalhos em defesa da mulher brasileira. Ocupou seu cargo até o golpe de 1937, quando Getúlio Vargas fechou o Congresso.