Será aberta nesta terça-feira (21), às 17h, no Salão Nobre da Câmara dos Deputados, uma exposição para ressaltar a importância cultural dos jumentos na cultura brasileira. O evento “O Jumento é Nosso Irmão” inclui pinturas de Sergio Amorim, Sergio Bordim e Candido Portinari, xilogravuras do J. Borges e Ciro Fernandes, além de fotografias e literatura que ilustram a importância cultural dos jumentos.
O evento também contará com alguns palestrantes como o deputado federal Nilto Tatto (PT-SP), que teve a iniciativa do evento; a diretora do Departamento de Proteção Animal do Ministério do Meio Ambiente e coordenadora do setor de Direito Animal do Partido dos Trabalhadores, Vanessa Negrini; e os representantes da internacional de bem-estar animal The Donkey Sanctuary Patricia Tatemoto e Eduardo Saturtun.
Jumentos correm risco
Os jumentos enfrentam grande ameaça proveniente do comércio de peles. Eles são capturados, comprados ou roubados e, em seguida, abatidos para que suas peles produzam um remédio tradicional chinês chamado ejiao.
Em 2022, a campanha Salve Jegue reuniu celebridades, influenciadores, meios de comunicação e o público para pedir o fim do abate de jumentos.
Atualmente, tramitam no Congresso dois projetos para acabar com o abate de jumentos: PL 5949/13 e PL 2387/22.