O presidente da Comissão de Saúde e Assistência Social, Dr. Neidson (PTdoB), durante reunião desta quarta-feira (7), no Plenarinho da Casa de Leis, informou o posicionamento do governo do Estado em relação ao Hospital Municipal Sandoval de Araújo Dantas, de Jaru.
Em julho deste ano, o Poder Judiciário declarou procedente o pedido mediado pelo Ministério Público de Rondônia, a fim de validar medida liminar que condenou o município de Jaru a sanar todas as irregularidades apontadas em extenso relatório da Agevisa.
De acordo com o deputado, o Poder Executivo se comprometeu a contribuir para a liberação do hospital. Dr. Neidson disse que mesmo o município tendo condições de arcar com suas responsabilidades, o governo fará sua parte para entregar o hospital à população o quanto antes.
“Porém, a manutenção ficará por conta da gestão municipal”, disse o presidente, que acrescentou que, através da comissão, solicitou do governo uma equipe para treinar servidores para que aprendam formas de arrecadar fundos para o hospital.
Segundo o parlamentar, a maior perda de recursos é gerada pela falta de informação ao Sistema Único de Saúde (SUS). “Atendem mil pacientes e alimentam o sistema como se tivessem atendido 100. Isso causa prejuízo ao município”, explicou Dr. Neidson.
Ao final da reunião, o deputado convidou a todos para participarem do Projeto de Avaliação das Funções Pulmonares dos servidores da Assembleia Legislativa, voltado para tabagistas e ex-tabagistas. O projeto funciona como medida de prevenção das doenças respiratórias. O atendimento ao servidor iniciou nesta quarta-feira (7), no Centro de Saúde do Servidor.
Também participaram da reunião os deputados Jesuíno Boabaid (PTdoB), Alex Redano (SD) e Rosângela Donadon (PMDB).