A deputada Nely Aquino (Podemos-MG) foi eleita nesta quarta-feira (13) presidente da Comissão de Ciência, Tecnologia e Inovação da Câmara dos Deputados com 24 votos favoráveis e nenhum contrário. Ela substitui a deputada Luisa Canziani (PSD-PR).
Os demais cargos ocupantes da Mesa do colegiado também foram escolhidos. São eles: os deputados Gilson Daniel (Podemos-ES) , como 1º vice-presidente; Sargento Portugal (Podemos-RJ), como 2º vice-presidente; e Igor Timo (Podemos-MG); como 3º vice-presidente.
A deputada afirmou que pretende atuar em conjunto com os demais membros do colegiado. Ela destacou ainda a importância da ciência para o País.
“Acredito que a educação é a principal mola propulsora para transformação do Brasil. Mas isso só é possível se a ciência, a tecnologia e a inovação estiverem presentes como ferramentas que permitam essa revolução”, afirmou.
Perfil
Natural de Belo Horizonte (MG), Nely Aquino está em seu primeiro mandato como deputada federal. Antes foi vereadora em Belo Horizonte (2017-2022), tendo sido presidente da Câmara Municipal de BH entre 2019 e 2022. É fundadora do Projeto Rumo Certo, que oferece serviços à comunidade. É presidente estadual do Podemos Minas Gerais.
Na Câmara dos Deputados, é vice-líder do bloco MDB-PSD-Republicanos-Podemos desde o ano passado e integra a bancada negra. No ano passado, foi 2ª vice-presidente da Comissão do Esporte.
Atribuições
Criada no ano passado, a partir de desmembramento de uma comissão em duas, a Comissão de Ciência, Tecnologia e Inovação analisa e debate, entre outros temas, as políticas nacionais de ciência e de tecnologias da informação, a cooperação com outros países e organismos internacionais e o desenvolvimento tecnológico.