O Complexo Penitenciário de Rio Branco passa por diversas melhorias estruturais, com obras no Presídio Antônio Amaro Alves e no prédio administrativo da Unidade de Recolhimento Provisório, além da construção dos prédios da Base da Divisão Penitenciária de Operações Especiais (DPOE), da Base da Divisão de Operações com Cães (DOC) e de mais um bloco no Presídio Feminino. Com isso, uma equipe de engenharia da Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen) esteve no Acre, nesta terça-feira, 1º, e quarta, 2, para conhecer e fazer a vistoria das obras, orientando quanto à finalização dos trabalhos e à prestação de contas.
Além dos mais de R$ 300 mil provenientes do governo do Acre, por meio da Secretaria de Obras Públicas (Seop), para realização da manutenção no Presídio Antônio Amaro Alves, o Sistema Penitenciário contou com mais de R$ 6 milhões em investimentos provenientes de recursos federais para as demais obras.
O coordenador de Engenharia e Arquitetura da Senappen, Antônio Carlos Martins, fez uma avaliação positiva sobre a visita. “Ficamos bastante satisfeitos com a evolução das obras, a gente tem um contato frequente aqui com a equipe, que sempre foi muito prestativa. A qualidade das obras está boa, eventuais gargalos estão sendo sanados e está sendo tudo sendo executado conforme autorizado pela Senappen”, observou.
O chefe de Departamento Desenvolvimento e Infraestrutura do Iapen, Paulo Renato Dantas, afirmou: “É uma grande satisfação receber a equipe de Engenharia da Senappen; a maioria dos nossos projetos hoje são vinculados a eles e o seu aval é que credencia a gente para novos projetos. Eles dão para a gente um retorno da qualidade dos projetos, acompanhando a execução, e não só identificam os erros, mas ajudam a gente a criar novas alternativas, favorecendo e valorizando o campo da engenharia”.
Após a vistoria, a equipe se reuniu com o diretor operacional do Iapen, Tiênio Costa, na sede do órgão, onde apresentou a avaliação feita pelos engenheiros. “Só temos a agradecer à Senappen e ao Departamento de Engenharia, que tanto tem contribuído para o Sistema Penitenciário Acreano. Entendemos que o apoio e parceria da Secretaria de Políticas Penais nos impulsiona a melhorar cada vez mais”, destacou.