O governo do Acre, por meio Secretaria de Estado da Mulher (Semulher) realizou o primeiro encontro do grupo reflexivo do programa Mulheres Recomeçando, nesta terça-feira, 4, em Rio Branco. As participantes são mulheres que passaram por violência doméstica e foram recebidas em um ambiente preparado para promover o bem-estar e a confiança mútua. O foco principal foi a realização de dinâmicas de aproximação, permitindo que se familiarizassem umas com as outras e se sentissem mais à vontade no grupo.
As atividades escolhidas incentivaram a interação de forma leve, sem exposição direta, favorecendo a construção de um espaço de escuta e apoio. O encontro foi conduzido com sensibilidade, respeitando o ritmo de cada participante e reforçando a importância do grupo como um local de fortalecimento e troca de experiências.
A técnica da Semulher que coordenou o programa, Isadora Souza, explicou que as participantes estão no programa da Patrulha Maria da Penha, com medidas protetivas, boletins de ocorrência ou são encaminhadas pela Rede de Atendimento à Mulher, em casos envolvendo violência doméstica.

“Ao final, as mulheres foram convidadas a compartilhar suas impressões sobre o encontro, manifestando expectativas para os próximos. O objetivo foi criar um vínculo inicial de confiança e pertencimento, essenciais para o processo reflexivo e de empoderamento ao longo do ciclo”, disse.
O Mulheres Recomeçando prevê uma série de atividades educativas, com foco na autonomia da mulher. O projeto vai atender mulheres em encontros semanais, com atendimento psicológico e cursos profissionalizantes.