A Secretaria de Estado de Educação e Cultura (SEE), por meio da Divisão de Censo Escolar, realiza ao longo do mês de fevereiro um treinamento para gestores, coordenadores e secretários de escola sobre o censo escolar. Nesta terça-feira, 11, uma equipe da Divisão esteve em Sena Madureira.
O treinamento para professores em Sena Madureira aconteceu em uma sala do Polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB) e contou com a participação de gestores, coordenadores e secretários escolares da rede estadual de ensino, da rede municipal e também de escolas particulares.
De acordo com o servidor Martins Rodrigues Casas, coordenador da equipe da Divisão de Censo Escolar, que realiza o treinamento em Sena Madureira, existem dois momentos do censo. O primeiro trata-se das informações contidas na matrícula inicial e a segundo, que acontece agora, que são as informações relacionadas à situação do aluno.
“É importante coletar esses dados reais, pois eles servem para que os gestores tomem a sua decisão do planejamento em prol da educação do nosso estado. Esses dados vão para Brasília e depois retornam aqui para o Acre em forma de dados oficiais e aí fazemos a sistematização dessas informações”, informou Martins Casas.

Nessa segunda etapa do treinamento, explicou, são levantados os dados sobre aprovação, reprovação, transferência, se o aluno deixou de frequentar e até mesmo falecimento. Com quatro equipes, a Divisão realiza o treinamento em todos os municípios acreanos.
O primeiro momento do treinamento tem como data-base para acontecer a última quarta-feira de maio, e os dados são coletados até o mês de julho. Já a segunda etapa acontece entre os meses de fevereiro e março. “O que estamos fazendo aqui é o treinamento da segunda etapa de 2024”, destacou.

Para a professora Maria do Socorro Souza dos Santos, gestora da escola municipal Siqueira de Menezes, o treinamento é o momento em que se trata da vida escolar. “Esses dados são fornecidos a outros órgãos e é de fundamental importância a gente saber do andamento da vida escolar”, frisou.
O professor José Maria Gomes Diniz, que trabalha na Secretaria Municipal de Educação de Sena Madureira (Seme), participa do treinamento do censo escolar há 10 anos. “Esse encontro é importante porque esclarece dúvidas, inclusive sobre a questão de recursos que chegam para as escolas, por isso temos que dar muita atenção”, disse.