A Secretaria de Estado da Mulher (Semulher) promoveu, nesta quarta-feira, 19, em Rio Branco, a abertura do curso livre de customização de camisetas na Universidade Federal do Acre (Ufac). O curso é voltado a mulheres em situação de vulnerabilidade ou violência doméstica. Também foi realizada a palestra Feminicídio Zero, que busca conscientizar sobre os tipos de violência e sobre a Lei Maria da Penha.
Conduzida por equipe multidisciplinar da Semulher, a iniciativa de profissionalização tem o intuito de proporcionar um meio de inserção ou reinserção das mulheres no mercado de trabalho, com foco na liberdade econômica e na quebra do ciclo da violência em razão da dependência financeira.

A técnica da Semulher Ralissa Ganum explicou que, alinhada ao curso, a palestra Feminicídio Zero aborda os direitos que resguardam as mulheres, como ferramenta essencial para que as participantes reconheçam os tipos de violência e como se manifestam, “trabalhando desde já para que elas saiam de qualquer situação de vulnerabilidade”.

“Este curso é muito bom, é uma oportunidade muito boa pra nós, mães, para conseguir uma renda extra em casa. É um aprendizado muito rico. Eu agradeço à Secretaria da Mulher e também à psicóloga que esteve aqui conosco. Elas [técnicas da Semulher] falaram de uma forma que nos animou, nos motivou e mostrou que estão do nosso lado para nos ajudar”, disse uma das alunas do curso, Andréia Conceição.