Por Jhenyfer Souza
A Secretaria de Estado da Mulher (Semulher) realizou, nesta terça-feira, 25, uma palestra da campanha Feminicídio Zero na Escola Paulo Freire, no bairro Belo Jardim II, em Rio Branco. O objetivo da ação foi sensibilizar alunos e docentes do ensino fundamental sobre as práticas de violência contra a mulher e a importância da prevenção ao feminicídio.
O encontro foi conduzido pelas servidoras Sarah Lima e Ralissa Ganun, com estudantes do 6º ano do ensino fundamental. Durante a palestra, foi feito um diálogo sobre a Lei Maria da Penha, os tipos de violência e o ciclo de violência. Além disso, também foram distribuídas cartilhas informativas com orientações para incentivar as vítimas a denunciar e buscar apoio.

O diretor da escola, Heliton Melo, destacou a relevância de atividades como essa para a conscientização e prevenção da violência contra as mulheres. “É essencial dar ênfase a este tema, principalmente para esta faixa etária, pois alguns alunos podem estar vivenciando essas situações em casa. Essa ação já representa uma forma de prevenção, para que eles compreendam o que é violência e como fazer para denunciar”, afirmou.

Ralissa Ganun, psicóloga do Departamento de Enfrentamento à Violência da Semulher, ressaltou a importância de discutir temas como o feminicídio e a violência contra a mulher desde cedo, especialmente no contexto escolar. “É primordial trabalharmos a prevenção desde a infância, para evitar futuras situações de violência. O foco da palestra foi abordar os tipos de violência e o ciclo de violência, pois essas informações são fundamentais para que os alunos saibam identificar tais situações, tanto dentro de casa quanto no ambiente externo”, explicou.