sábado, 17 maio, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Acre – Acre avança na garantia de direitos ao realizar 4ª Conferência Estadual dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+

15/05/2025
in Acre
Acre – Acre avança na garantia de direitos ao realizar 4ª Conferência Estadual dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+

A inclusão, o respeito e a valorização das pessoas travestis, transexuais e homossexuais do Acre alcançaram um novo marco histórico, com a realização da 4ª Conferência Estadual dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+ no estado. O evento foi promovido pelo governo do Acre, por meio da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH), em parceria com o Conselho Estadual de Combate à Discriminação e Promoção dos Direitos de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (CECDLGBT), que viabilizaram esse avanço na garantia de direitos.

Museu dos Povos Acreanos recebe nesta quinta-feira representantes de instituições e da sociedade civil. Foto: José Caminha/Secom

Com o tema Construindo a Política Nacional e Estadual dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+, a conferência teve sua abertura na noite de quarta-feira, 14, no Cine Teatro Recreio, em Rio Branco. A cerimônia, embalada por apresentações culturais e um forte senso de expressão e participação social, reuniu autoridades, lideranças sociais e especialistas, com o objetivo de debater e propor políticas públicas voltadas à promoção da igualdade e à garantia dos direitos da população LGBTQIA+.

Noite foi embalada por apresentações culturais. Foto: Bruno Medim/Defensoria

No segundo dia do evento, realizado nesta quinta no Museu dos Povos Acreanos, os participantes se dedicam à discussão e aprovação do regimento interno da conferência, bem como de melhorias para a comunidade. A diretora de Direitos Humanos da SEASDH, Joelma Pontes, enfatizou a importância da conferência: “Mais que um evento, representa um marco de resistência, força e coragem, em que todos nós estamos lutando pela garantia de direitos. Nossa comunidade LGBT precisa ser vista, precisa ter seus direitos garantidos e precisa de oportunidades de empregabilidade”.

A presidente estadual do Conselho LGBT, Nilcéia Santos, informou que a programação inclui a aprovação do regimento interno, com a participação de delegados representantes de diversas instituições e da sociedade civil. E destacou a relevância do evento: “É um público que fica excluído, e hoje a gente tem a oportunidade de levar as propostas para o Ministério [Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC)], e que essas propostas sejam criadas com políticas públicas para atender esse público”.

A 4ª Conferência possui caráter deliberativo e busca propor diretrizes para a criação e implementação de políticas públicas que combatam a discriminação contra as pessoas LGBTQIA+ e promovam seus direitos humanos e cidadania. Além disso, visa elaborar diretrizes para a criação dos Planos Municipal, Estadual e Nacional de Promoção dos Direitos Humanos e da Cidadania das Pessoas LGBTQIA+.

“É fundamental trabalhar juntos, para que possamos ter propostas que atendam às necessidades de toda a comunidade, independentemente das diferenças individuais”, disse Rubby Rodrigues. Foto: Bruno Medim/Defensoria

A participante e delegada da conferência, Rubby Rodrigues, compartilhou sua perspectiva sobre a longa jornada em busca de direitos: “Nós viemos de um contexto de lutas há muito tempo, buscando nossos direitos e tentando fazer com que as pessoas entendam que não estamos pedindo nada mais do que o que é justo. Esse processo de buscar direitos envolve debates com a sociedade e com o nosso próprio movimento, para que possamos encontrar as melhores propostas e alcançar todos os níveis de necessidades”.

O procurador do Ministério Público Federal (MPF), Lucas Dias, ressaltou a essencialidade da atuação do governo estadual na realização do evento, considerando que o Brasil ainda figura entre os países com os maiores índices de violência contra a população LGBTQIA+ no mundo. “Este é um momento importante, pois permite que a sociedade civil participe das deliberações e influencie as decisões políticas e públicas do país. O Ministério Público Federal reconhece o esforço que demandou tempo e exigiu participação popular. Este é um marco importante no avanço dos direitos LGBTQIA+ e um passo significativo para a sociedade civil”, afirmou.

Os debates da conferência foram organizados em torno de quatro eixos temáticos: Enfrentamento à Violência LGBTQIA+; Trabalho Digno e Geração de Renda para a População LGBTQIA+; Interseccionalidade e Internacionalização; e Institucionalização da Política Nacional dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+. Esses eixos foram apresentados e discutidos em grupos de trabalho, garantindo um debate produtivo entre os delegados.

Germano Marino representa comunidade LGBTQIA+ na pasta. Foto: José Caminha/Secom

O chefe da Divisão de Promoção dos Direitos das Pessoas LGBTI+, Germano Marino, destacou a importância do evento para a população LGBTQIA+ e seu objetivo de aprovar propostas relevantes para a comunidade. “A conferência é resultado de um processo iniciado em 2024, com a realização de três conferências regionais nos municípios de Alto Acre, Baixo Acre e Juruá, com sedes em Brasileia, Rio Branco e Cruzeiro do Sul. Essas conferências tiveram como objetivo levantar propostas em nível estadual e nacional sobre quatro eixos importantes”, relatou.

A presidente da Associação de Travestis e Transexuais do Acre (Attrac), Antonella Albuquerque, celebrou a realização do evento como um momento histórico para as políticas públicas de vida para as pessoas LGBTs, enfatizando: “Como representante da Attrac do Estado do Acre, fico feliz em participar deste evento. Acompanhei todas as conferências regionais como colaboradora da instituição e vejo a importância dessa conferência para a nossa comunidade, pois vamos discutir políticas públicas afirmativas para a nossa população. Não vamos deixar que o preconceito e o conservadorismo nos calem. Somos resistência e seremos sempre resistência”.

Antonella vê conferência como passo importante para enfrentar desafios sociais da comunidade. Foto: José Caminha/Secom

Participação Social

O evento se encaminha para a aprovação e eleição de delegados para a etapa nacional da conferência. Poderão ser delegados da etapa estadual para a nacional as pessoas eleitas nas conferências regionais do Alto Acre, Juruá e Baixo Acre nos respectivos municípios, realizadas de maio a julho, bem como delegados natos, membros do Conselho Estadual de Combate a Discriminação e Promoção dos Direitos das Pessoas LGBTI+ do Acre.









The post Acre avança na garantia de direitos ao realizar 4ª Conferência Estadual dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+ appeared first on Noticias do Acre.

Agência Acre

Compartilhe isso:

  • WhatsApp
  • Imprimir
  • Tweet
  • Telegram
  • Threads
Tags: 4ªAcreavançaconferênciadasDireitosdosestadualGarantiaLGBTQIApessoasrealizar

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.