domingo, 25 maio, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Acre – Procon do Acre participa do Workshop de Combate ao Mercado Ilegal

22/05/2025
in Acre
Acre – Procon do Acre participa do Workshop de Combate ao Mercado Ilegal

O Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon/AC) participou, na última terça, 21, do Workshop de Combate ao Mercado Ilegal, promovido pelo Grupo de Proteção à Marca (BPG), em Rio Branco.

Também participaram do evento agentes públicos de diversas instituições. Foto: Emely Azevedo/Procon

A iniciativa teve como objetivo capacitar os participantes a reconhecerem produtos falsificados, contrabandeados e que não atendem às normas. 

Dentre outros fatores, o workshop também permitiu o aprimoramento do olhar técnico dos convidados para orientar o comércio sobre as consequências do mercado ilegal e reforçar a importância de trabalhar com produtos com nota fiscal e procedência garantida.

Atualmente, o Procon/AC age nas frentes de educação e fiscalização, visando a conscientização dos consumidores sobre os riscos do consumo de produtos irregulares, práticas que prejudicam o consumidor e enfraquecem a economia formal. Compareceram ao evento os setores de educação, fiscalização e atendimento e diretoria do Procon/AC.

Treinamento permitiu o aprimoramento técnico dos participantes. Foto: Elen Hanashara/ Procon

A presidente do Instituto, Alana Albuquerque, destaca a importância da participação do Procon no workshop, que trata de um tema tão relevante para a sociedade: o combate ao mercado ilegal e a promoção de um consumo consciente, seguro e responsável.

“O Procon/Ac tem um papel fundamental nessa missão. Nosso compromisso é com a proteção do consumidor, e isso significa garantir que os produtos colocados no mercado sejam lícitos, tenham qualidade e não ofereçam riscos à saúde ou à segurança da população”, pontuou.

Produtos falsificados e contrabandeados são uma infração legal, representam um sério risco à vida das pessoas e prejudicam a economia do país, alimentando redes criminosas, sonegando impostos e promovendo uma concorrência desleal com os comerciantes que atuam dentro da legalidade.

Representantes do Grupo de Proteção à Marca (BPG). Foto: Emely Azevedo/Procon

O palestrante Marcelo Toledo de Camargo destacou que  a ideia do workshop surgiu, principalmente, da importância da região em relação às fronteiras e disseminação de produtos das fronteiras para o resto do país. 

“Na verdade, sempre tivemos interesse de vir aqui para o Acre. Primeiro, porque é uma região de fronteira, então, é bastante importante a gente estender conhecimento para as autoridades públicas”, enfatizou.

O Grupo de Proteção à Marca – BPG é uma organização sem fins lucrativos, fundada em 2002 por marcas reconhecidas, com o objetivo de combater o mercado ilegal no Brasil.

Entre os principais objetivos da associação estão o enfrentamento de todas as formas de violação dos direitos de propriedade intelectual, da concorrência desleal, do contrabando e do comércio de produtos ilícitos que não atendem às exigências dos órgãos reguladores governamentais.

A associação também atua na proteção dos direitos do consumidor, coibindo a comercialização de produtos falsificados no país.

The post Procon do Acre participa do Workshop de Combate ao Mercado Ilegal appeared first on Noticias do Acre.

Agência Acre

Compartilhe isso:

  • WhatsApp
  • Imprimir
  • Tweet
  • Telegram
  • Threads
Tags: AcrecombateilegalmercadoparticipaProconworkshop

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.