Com objetivo de promover o uso adequado e a valorização do patrimônio público, o governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Administração (Sead), realizou, em junho, uma série de vistorias técnicas em imóveis localizados em Tarauacá e Cruzeiro do Sul.
“As atividades foram conduzidas pelas equipes de Engenharia, Avaliação do Patrimônio Imobiliário e Gestão de Bens Imobiliários, como parte das ações previstas no planejamento estratégico da Sead, que envolvem desde a regularização de terras até o ordenamento urbano e a melhoria da estrutura dos imóveis públicos estaduais”, destacou Gleilce Araújo, da Diretoria de Patrimônio.
Em Tarauacá, a equipe realizou vistoria em uma área de mais de 770 mil m², situada na BR-364, região da Estrada da Colonacre, registrada sob a matrícula nº 924. Parte do terreno já é ocupada pelo campus do Instituto Federal do Acre (Ifac).
O local é alvo de propostas para instalação de uma unidade da Secretaria de Educação e de um projeto urbanístico em parceria com a prefeitura municipal. Na ocasião, os técnicos realizaram reconhecimento físico e coleta de dados para avaliações e definição de destinação do imóvel.
Nove imóveis são vistoriados em Cruzeiro do Sul
Em Cruzeiro do Sul, as vistorias técnicas abrangeram nove imóveis de interesse institucional. Entre os principais pontos avaliados, estão:
- Quiosque 01 do Parque da Mâncio Lima – Em processo de reintegração de posse, o espaço passou por avaliação física e ocupacional. Os móveis foram retirados e a equipe elaborou relatório para regularização e laudo de avaliação para futura locação.
- Antiga Fábrica de Biscoitos – Localizada na Estrada Santa Luzia, atualmente ocupada por uma cooperativa, a vistoria teve caráter investigativo, para orientar futuras decisões quanto ao uso do imóvel.
- Imóvel compartilhado por Semulher e Cras – Situado na Rua Rui Barbosa, nº 226, o imóvel abriga a Secretaria de Estado da Mulher (Semulher) e o Centro de Referência de Assistência Social (Cras). Futuramente, o espaço poderá abrigar também a Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH).
- Unidade da Diretoria de Perícia Técnico-Científica – O local passou por levantamento das condições físicas e levantamento fotográfico para identificação de melhorias necessárias.
- Área para o Programa Minha Casa Minha Vida – Imóvel avaliado por seu potencial para habitação popular. Apesar de desafios como vegetação densa e topografia irregular, o terreno apresenta oportunidade para estudos ambientais e urbanísticos.
- Área do futuro campus da Universidade Federal do Acre (Ufac) – Técnicos registraram o estado atual do espaço, reservado para implantação do campus avançado da instituição.
- Terreno para construção do Laboratório de Fronteira do Juruá – Localizado na Rua Félix Gaspar, no bairro Copacabana, o imóvel possui 1.600 m². Apesar de algumas limitações, sua localização central e a infraestrutura consolidada tornam o terreno estratégico e atrativo para projetos da Secretaria de Educação.
Além das vistorias nos imóveis, a equipe técnica realizou fiscalização no Parque da Avenida Mâncio Lima, com foco na ocupação de futuros quiosques.

“As vistorias contribuem para uma administração patrimonial mais organizada, orientando decisões sobre regularização, ocupação e aproveitamento dos imóveis públicos pelos órgãos estaduais. As informações coletadas permitem adotar medidas que ampliam a infraestrutura do Estado e promovem o uso racional dos recursos, com foco na melhoria dos serviços prestados à população acreana”, explicou a secretária adjunta de Gestão Administrativa, Keuly Costa.
The post Governo realiza vistorias técnicas em imóveis públicos em Tarauacá e Cruzeiro do Sul appeared first on Noticias do Acre.