quarta-feira, 24 setembro, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Acre – Saúde do Acre e Hospital Albert Einstein capacitam profissionais para o manejo clínico de condições crônicas

23/09/2025
in Acre
Acre – Saúde do Acre e Hospital Albert Einstein capacitam profissionais para o manejo clínico de condições crônicas

A Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) promoveu nesta terça-feira, 23, a aula inaugural do Curso de Aperfeiçoamento para o Manejo Clínico do Diabetes Mellitus, Hipertensão Arterial Sistêmica e Cuidado Integral no Pré-Natal na Atenção Primária à Saúde. O evento foi realizado no auditório da Biblioteca Pública de Rio Branco.

A iniciativa marca a adesão do Acre ao Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS) Manejo Clínico de Condições Crônicas, executado pela Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein (SBIBAE). A ação contempla os municípios que integram a Região de Saúde do Baixo Acre e Purus, fortalecendo a qualificação dos profissionais que atuam diretamente no atendimento à população.

De acordo com a secretária adjunta de Atenção à Saúde, Ana Cristina Moraes, a capacitação é uma medida estratégica para reduzir riscos e garantir gestação segura e atendimento de qualidade. “O nosso objetivo é reduzir a mortalidade materno-infantil, qualificando os profissionais de saúde para que possam atuar de forma eficaz no cuidado às gestantes. Queremos eliminar riscos, evitar danos e garantir uma gestação tranquila e saudável, para que cada bebê chegue ao mundo com segurança e muito amor. Esse é o compromisso do governo do Estado: trabalhar pelas pessoas e investir na formação daqueles que estão na linha de frente do cuidado”, destacou.

Curso tem duração de quatro meses e qualifica médicos e enfermeiros. Foto: Tiago Araújo/Sesacre

O curso, com duração de quatro meses, está qualificando médicos e enfermeiros em estratégias e tecnologias de ponta desenvolvidas pelo Hospital Albert Einstein. São duas turmas, totalizando 41 alunos, que ao final da formação receberão certificação do Instituto de Ensino e Pesquisa da instituição.

Além do aprimoramento clínico para o manejo da hipertensão e do diabetes, doenças que estão entre as principais causas de morbimortalidade no país, a capacitação também inclui o cuidado integral no pré-natal. A proposta é oferecer atenção ampliada e de qualidade, baseada no uso de tecnologia de excelência e na corresponsabilização do usuário pelo seu autocuidado.

“A proposta do curso é formar profissionais capazes de multiplicar conhecimento e práticas qualificadas no manejo clínico das condições crônicas, como diabetes e hipertensão, além do cuidado integral às gestantes. Nosso foco é trabalhar as causas sensíveis à Atenção Primária, aperfeiçoando a forma como cuidamos da população e fortalecendo a resolutividade do sistema de saúde”, destacou Cristiane Lopes, analista de práticas assistenciais sênior do Hospital Albert Einstein.

Evento foi realizado no auditório da Biblioteca Pública de Rio Branco. Foto: Tiago Araújo/Sesacre

A gerente do Departamento de Atenção Primária à Saúde da Sesacre, Valéria Moraes, reforçou que a parceria com o Hospital Albert Einstein representa um marco para a Atenção Primária no estado e garante ganhos concretos no atendimento à população. “A pactuação firmada com o Hospital Albert Einstein e os municípios do Baixo Acre e Purus está trazendo um salto de qualidade para a Atenção Primária. Estamos formando profissionais capazes de cuidar integral e longitudinalmente dos usuários com condições crônicas”, ressaltou.

Ela destacou ainda que os participantes se tornarão multiplicadores do conhecimento em seus municípios. “O profissional que recebe essa tecnologia assistida tem a missão de repassar o aprendizado para outras equipes de saúde. Assim, disseminamos estratégias de ponta e garantimos que toda a população daquele território receba o atendimento de qualidade que merece”, completou.

Para os alunos, a experiência é vista como uma oportunidade de transformação no trabalho cotidiano da Atenção Primária. “Estamos vivendo uma oportunidade única com essa parceria tão importante com o Instituto Einstein. Acredito que todos os municípios, cada um a seu tempo, também terão a chance de participar. Quem ganha é a população, porque nós, profissionais que atuamos diretamente na ponta, estaremos ainda mais preparados para todas as situações de cuidado com os pacientes e com a comunidade”, concluiu Samille Farias de Lima, enfermeira de Sena Madureira.





The post Saúde do Acre e Hospital Albert Einstein capacitam profissionais para o manejo clínico de condições crônicas appeared first on Noticias do Acre.

Agência Acre

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
  • Clique para imprimir(abre em nova janela) Imprimir
  • Tweet
  • Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
  • Clique para compartilhar no Threads(abre em nova janela) Threads
Tags: AcreAlbertcapacitamClínicocondiçõesCrônicasEinsteinhospitalmanejoParáProfissionaissaúde

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.