segunda-feira, 2 fevereiro, 2026
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • PodCast
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Acre – Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal implanta sistema eletrônico para controle do comércio e uso de agrotóxicos no Acre

30/01/2026
in Acre

O governo do Acre passou a adotar novas regras para o controle do comércio e do uso de agrotóxicos no estado. As mudanças estão previstas na Instrução Normativa Idaf nº 02/2025, publicada pelo Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf), que torna obrigatória a utilização de um sistema eletrônico oficial para o registro de toda a movimentação desses produtos.

Com a nova norma, fabricantes, comerciantes, distribuidores e armazenadores passam a registrar, de forma eletrônica, todas as etapas do processo no Sistema de Defesa Agropecuária e Florestal (Sisdaf). O sistema permite o acompanhamento, desde a entrada dos agrotóxicos nos estabelecimentos até a venda ao consumidor final, incluindo informações sobre o receituário agronômico, a quantidade comercializada e o destino das embalagens vazias.

A medida visa ampliar a transparência, a rastreabilidade e a segurança no uso de agrotóxicos, com impactos diretos na proteção da saúde da população, do meio ambiente e da produção agropecuária. Com o controle eletrônico, o poder público passa a ter acesso mais preciso às informações sobre a localização, a comercialização e o uso desses produtos, fortalecendo a fiscalização e reduzindo a possibilidade de irregularidades e de concorrência desleal.

Com a nova norma, fabricantes, comerciantes, distribuidores, armazenadores passam a registrar no Sisdaf o controle de uso de agrotóxicos. Foto: Ascom/Idaf

De acordo com o coordenador de Fiscalização de Agrotóxicos do Idaf, engenheiro agrônomo Marcelo Machado, o objetivo da ação é aprimorar o controle e oferecer mais segurança à cadeia produtiva.

“A ferramenta não foi concebida para penalizar quem atua de forma regular, mas para qualificar o controle e dar segurança a toda a cadeia, do fabricante ao usuário final. Quem cumpre a legislação assegura regularidade perante o órgão de defesa agropecuária e ganha segurança jurídica”, destaca.

A norma também estabelece obrigações e prazos para a adequação dos estabelecimentos. Revendas, distribuidoras e armazenadores têm o prazo de 30 dias, a contar da publicação da normativa, para registrar no sistema todo o estoque físico existente, incluindo produtos vencidos, garantindo a compatibilidade entre o estoque físico e o eletrônico.

“Além de modernizar os processos, o sistema eletrônico fortalece a atuação do Idaf na fiscalização e na orientação aos usuários, promovendo o uso responsável dos agrotóxicos”, acrescenta Machado.

Para mais informações, acesse https://idaf.ac.gov.br/controle-eletronico-de-estoque-de-agrotoxicos/.

Agência Acre

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
  • Clique para imprimir(abre em nova janela) Imprimir
  • Tweet
  • Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
  • Clique para compartilhar no Threads(abre em nova janela) Threads
Tags: AcreAgropecuáriaagrotóxicoscomérciocontroledefesaeletrônicoFlorestalimplantaInstitutoParásistemauso

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • PodCast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.