terça-feira, 3 fevereiro, 2026
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • PodCast
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Ação integrada fortalece agricultura familiar e desenvolvimento sustentável em Candeias do Jamari

03/02/2026
in Rondônia

As atividades também fortaleceram o entendimento dos agricultores sobre a regularização ambiental, promovendo informação, segurança jurídica e oportunidades de acesso a benefícios socioambientais

Com o objetivo de orientar, atender e ampliar o acesso dos produtores rurais aos instrumentos de regularização de seus imóveis, o governo de Rondônia realizou, entre os dias 26 e 30 de janeiro, uma ação conjunta no município de Candeias do Jamari, com foco na regularização ambiental e inscrição no edital de Chamada Pública voltado aos agricultores familiares. A iniciativa foi organizada pelo Projeto Floresta+ Amazônia, em parceria com a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam), por meio da Coordenadoria de Monitoramento e Regularização Ambiental Rural (Comrar), visando ampliar o acesso às políticas públicas ambientais. As atividades também fortaleceram o entendimento dos agricultores sobre a regularização ambiental, promovendo informação, segurança jurídica e oportunidades de acesso a benefícios socioambientais.

Durante os atendimentos, a equipe técnica prestou esclarecimentos sobre o Cadastro Ambiental Rural (CAR), ferramenta essencial para a regularização das propriedades, já que muitos agricultores ainda desconhecem sua importância e finalidade. A ação de campo foi fundamental para propor aos agricultores o acesso ao projeto de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA), Floresta + Amazônia, uma vez que o CAR é um dos critérios de elegibilidade, para que o agricultor familiar seja beneficiado.  Ao garantir a regularização ambiental, os agricultores passam a ter possibilidades de incentivos financeiros que reconhecem e valorizam a conservação da vegetação nativa, gerando renda, fortalecendo a produção sustentável e promovendo o desenvolvimento socioambiental das propriedades rurais.

O  governador de Rondônia, Marcos Rocha, salientou a importância de ações integradas que conciliam produção rural, inclusão social e preservação ambiental no estado. “Temos trabalhado para construir políticas públicas que aliem desenvolvimento econômico, inclusão social e preservação ambiental. Ações como essa fortalecem a agricultura familiar, garantem segurança jurídica aos produtores e contribuem diretamente para a conservação dos nossos recursos naturais, promovendo um futuro mais sustentável para o estado.”

INCENTIVO ÀS BOAS PRÁTICAS 

De acordo com o coordenador da Comrar, Geovani Marx Rosa, o  trabalho conjunto no apoio direto aos agricultores familiares tem sido fundamental para ampliar o alcance das ações voltadas ao desenvolvimento sustentável. “A iniciativa reforça o papel da Comrar na articulação entre instituições e no apoio direto aos agricultores familiares, levando orientação técnica, regularização ambiental e incentivo às boas práticas no campo. Esse esforço integrado é essencial para consolidar um modelo de desenvolvimento sustentável que gere renda, preserve o meio ambiente e valorize quem produz de forma responsável”, destacou.

Durante os atendimentos a equipe técnica prestou esclarecimentos sobre o Cadastro Ambiental Rural

Já o secretário da Sedam, Marco Antonio Lagos, disse que a ação reforça o compromisso das instituições parceiras com o fortalecimento da agricultura familiar e a conservação ambiental. “A iniciativa demonstra que é possível avançar na proteção ambiental sem deixar de lado quem vive e produz no campo. Nosso trabalho visa fortalecer a agricultura familiar, promover a regularização ambiental e valorizar as boas práticas que contribuem para a conservação dos nossos ecossistemas, garantindo desenvolvimento sustentável com inclusão social”, ressaltou. 

Para a coordenadora local do projeto, Naelha Sarmento, a ação foi fundamental para aproximar as políticas públicas da realidade dos produtores rurais. “Nosso principal objetivo é garantir que o agricultor familiar tenha acesso à informação e às oportunidades que muitas vezes não chegam até ele. A regularização ambiental é um passo essencial para trazer segurança, valorização da propriedade e acesso a programas como o PSA e essa parceria com a Sedam, fortalece o atendimento direto nas comunidades e contribui para um desenvolvimento mais sustentável para todos”, enfatizou. 

PROJETO FLORESTA+ AMAZÔNIA

O Projeto Floresta+ Amazônia é uma iniciativa do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), executada com o apoio do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e financiamento do Fundo Verde para o Clima, que atua na promoção do desenvolvimento sustentável na Amazônia Legal. A iniciativa incentiva a conservação das florestas, a recuperação de áreas degradadas e a valorização de boas práticas ambientais, por meio do Pagamento por Serviços Ambientais (PSA), reconhecendo e remunerando agricultores familiares, povos e comunidades tradicionais que contribuem diretamente para a proteção da vegetação nativa e dos recursos naturais da região.

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
  • Clique para imprimir(abre em nova janela) Imprimir
  • Tweet
  • Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
  • Clique para compartilhar no Threads(abre em nova janela) Threads
Tags: AçãoAgriculturaCandeiasdesenvolvimentoFamiliarfortaleceintegradaJamariSustentável

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • PodCast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.