Nutricionista para cães? Saiba como esse profissional pode melhorar o dia a dia dos pets

Os pets também precisam de alimentação balanceada para manter a saúde em dia.

Cada vez mais cresce o número de cães que sofrem com a obesidade. Alguns lidam com o problema ainda muito jovens, desenvolvendo doenças como diabetes, pressão alta e problemas cardíacos, pelo simples fato de seus donos não prestarem a devida atenção a sua alimentação.

Os pets ganharam um espaço especial no coração e nas casas de seus donos, a ponto de terem uma vida digna de reis. Isso significa dizer que têm praticado menos exercícios e ingerido alimentos que não deveriam estar em suas dietas. Cuidar da saúde canina também é uma tarefa dos proprietários. E ela vai muito além das vacinas em dia.

Em se falando da alimentação, você pode estar se perguntando a quem recorrer. Será que o veterinário pode ajudar a definir qual é a melhor ração — ou orientar no preparo dos alimentos naturais — ou existe um nutricionista para cães?

Nutricionista para cães

O nutricionista para animais é um profissional que realmente existe. Essa preocupação com a alimentação de qualidade deixou de ser apenas dos humanos e já é observada entre os pets.

Quem atua nesta área se formou em veterinária ou zootecnia e se especializou na parte de nutrição, para assim, poder trabalhar em clínicas, indústrias que produzem ração, setor rural ou atuar na área de pesquisa.

Em cada um dos setores em que esse nutricionista atua sua função é diferente:

  • Na área rural, pode trabalhar com a alimentação do gado ou das aves que serão vendidas para consumo humano;
  • Na pesquisa, podem buscar por inovações ligadas ao mercado pet e aos animais do campo, desenvolvendo testes e pesquisas científicas ligadas a alimentação desses animais;
  • Nas indústrias de ração, controlam a qualidade do alimento que vai ser vendido, para garantir que realmente seja nutritivo para os pets,
  • No consultório veterinário, além de realizar os atendimentos tradicionais, o profissional poderá também orientar os donos quanto a dieta de seu cão.

Benefícios de contar com um veterinário nutricionista

Você não precisa esperar que seu cão esteja com algum problema, como ganho ou perda de peso para procurar o veterinário nutricionista. É possível contar com a orientação desse profissional a qualquer momento.

Quem acaba de adotar um pet e tem dúvidas de qual ração pode dar, é recomendada uma consulta com o nutricionista. A mesma recomendação é dada aos tutores que optam pela alimentação natural do pet, já que precisam saber sobre a quantidade de energia necessária que o cão deve ingerir e qual a presente nos alimentos.

Se já existe alguma queixa ou alteração nos hábitos do animal, como perda de apetite ou mudança nas fezes, não pense duas vezes e já marque uma consulta com o nutrólogo. Esses podem ser sinais de que o cão precise de um alimento mais nutritivo, ou até mesmo, esteja com algum problema de saúde mais sério.

Como contratar o serviço?

Sabendo que profissionais formados em veterinária ou zootecnia podem exercer também a função de nutricionista, caso tenha interesse em buscar esse serviço para o seu pet, é importante se informar previamente.

Quem já tem um veterinário fixo, o qual costuma atender a seus companheiros de quatro patas, pode ligar para o consultório e perguntar se o profissional também se enquadra na especialidade de nutrição. Se a resposta for sim, basta marcar uma consulta.

Caso seu veterinário de confiança não trabalhe com nutrição para cães, peça a ele uma orientação sobre quem procurar. Certamente ele pode indicar um outro profissional. Depois, agende sua consulta e tire todas as dúvidas.

Conte com o nutricionista a qualquer momento

Um hábito comum de muitos proprietários é o de buscar o veterinário apenas quando seu pet já está com algum problema. A verdade é que o cuidado com a saúde do seu amigo deve ser permanente. Então, conte sempre com um nutricionista.

Quer mudar a ração que está dando para o pet? Ele deixou de ser filhote e vai passar a comer o alimento para adultos? Deseja saber se vale a pena dar a ração mole — aquelas de pacotinho ou latinha — no lugar da seca?

Agende a consulta com o veterinário nutrólogo e tire todas suas dúvidas. Aproveite e encaminhe seu cão a um check-up completo.