quinta-feira, 15 maio, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Provérbios 8:21 – Para fazer herdar bens permanentes aos que me amam e encher os seus tesouros

09/11/2015
in Estudos de Provérbios

A pobreza é uma escolha. O amor pela sabedoria traz substanciais tesouros a homens, famílias e nações. Esta é uma regra de economia política estabelecida pelo Deus do céu. Isto é tão certo quanto a lei da gravidade e as quatro estações do ano. Você pode negar, ignorar, ou se ressentir com a regra, mas ela continua sendo verdadeira. O único dano causado será para você mesmo. A sabedoria traz riquezas (Pv 8:18).

Sim, Deus traz provações nas vidas dos homens, mas isso não altera a regra. Ele pode provar os seus santos com perdas financeiras ou pobreza por um período de tempo, como no caso de Jó; mas a regra ainda funciona todas as vezes, considerando que nada mais mudou. Tolice traz consigo dor e pobreza a homens e nações; sabedoria traz paz e prosperidade a homens e nações (Sl 33:12; Sl 144:15).

Este provérbio faz parte da extensa personificação da sabedoria como uma mulher, feita por Salomão (Pv 8:1-36). A Senhora Sabedoria está clamando aos homens para recebê-la (Pv 8:1-11), mencionando todos os benefícios da sabedoria (Pv 8:12-21), descrevendo sua relação íntima com Deus na criação do mundo (Pv 8:22-31), e alerta os homens de que o sucesso ou o fracasso depende de como ela é tratada por eles (Pv 8:32-36).

Existem dois princípios ou forças envolvidas neste provérbio. Em primeiro lugar a sabedoria orienta os homens a trabalharem e investirem prudentemente para garantir o sucesso financeiro e isto os protege dos erros que destroem a riqueza (Pv 24:3-6). Em segundo lugar, o Deus do céu abençoa de forma sobrenatural aqueles que O temem e põem a sua confiança Nele (Pv 22:4). A sabedoria traz consigo riquezas. Creia nisso, ou perderá!

Considere o primeiro princípio. A sabedoria tem regras para o sucesso. Trabalho duro é melhor do que um novo negócio ou estratégia de investimento (Pv 14:23; 28:19). Poupança é imprescindível para a aquisição de capital para gerar outras receitas (Pv 6:8; 14:4). A autonegação em matéria de gastos é necessária para poder economizar (Pv 21:17,20). Responsabilidades contingentes desnecessárias devem ser evitadas (Pv 6:1-5; 22:26-27). Pessimismo é melhor do que o otimismo (Pv 14:15; 19:2). A sabedoria é melhor do que a força (Ec 6:10; 10:10,15).

Fica claro que homens e nações tolas rejeitam essas regras para chafurdar na pobreza. Preguiça traz consigo a pobreza (Pv 10:4; 12:24; Tt 1:12). A arrogância traz destruição financeira (Pv 26:12,16). Desculpas por ser um preguiçoso não têm valor (Pv 22:13; 26:13). Eles são vulneráveis a qualquer esquema de rápido enriquecimento (Pv 12:11; 13:11). Os que ressentem a autoridade se irritam por ter que trabalhar para os outros (Pv 17:2; 27:18). Eles assumem dívidas desnecessárias (Pv 11:15; 22:7). Eles são perdedores!

Considere o segundo princípio. Deus abençoa aqueles que O amam e obedecem. Se você busca as coisas de Deus em primeiro lugar, Ele cuidará do resto (Ag 1:5-11; Mt 6:33). Se você confessar os seus pecados, Ele lhe prosperará (Pv 28:13). Deus abençoou José e Daniel apesar das circunstâncias. Mas Ele prometeu destruir as nações que se esquecessem Dele (Sl 9:17; 50:22).

Quando você honra a Deus e vive uma vida piedosa, Ele multiplicará as suas receitas, aumentará o seu patrimônio, reduzirá as suas despesas e o protegerá contra perdas, de uma forma sobrenatural! Estas grandes bênçãos não são ensinadas em nenhuma escola de administração de empresas em qualquer lugar, e elas não podem ser obtidas sem uma total submissão ao Senhor Jesus Cristo. Considere! Se você jogar seu dinheiro fora nas causas Dele, você progredirá rapidamente (Pv 3:9-10; 11:24-27; 19:17; Lc 6:38).

Os tesouros mais substanciais são invisíveis. São riquezas espirituais e eternas em Jesus Cristo. Moisés renunciou aos prazeres e tesouros do Egito para obter essas riquezas (Hb 11:24-26). Dentre estas estão a luz e a verdade do evangelho, que pode salvar um homem da escura ignorância e superstição deste mundo. Elas incluem a presença pessoal do Espírito de Deus, enquanto que o mundo vagueia num estupor egoísta e satânico. Elas incluem a herança eterna do Próprio Deus e a gloriosa eternidade no céu para os eleitos.

Compartilhe isso:

  • WhatsApp
  • Imprimir
  • Tweet
  • Telegram
  • Threads
Tags: DeusPrvérbios

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.