sexta-feira, 11 julho, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Temer é obrigado a explicar reforma ministerial no STF

27/05/2016
in Brasil

O ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nesta quinta-feira (26) que o presidente interino, Michel Temer, explique formalmente a reforma administrativa que realizou no governo. Ele terá prazo de cinco dias para prestar esclarecimentos por escrito.
A decisão é fruto de uma ação apresentada, no último dia 23, pelo PDT que questiona as alterações promovidas por Temer – o que inclui a anulação de atos da presidente Dilma Rousseff. Desde que ela foi afastada, Temer nomeou ministros, fez mudanças em ministérios e alterou a política externa brasileira.
A decisão liminar pede que as mudanças sejam suspensas sob o argumento de que o afastamento de Dilma é temporário (por até 180 dias) e que Temer não poderia alterar o projeto de governo estabelecido por ela
“O vice-presidente da República, que não se encontra investido na titularidade do cargo – pois o exerce temporariamente em razão da admissão do procedimento de impeachment –, atua como se titular fosse e irroga a si atribuições que sequer poderiam a ele ser delegadas (CF, art. 84, parágrafo único), e o faz com usurpação”, diz o texto da ação.
Para Barroso, há uma presunção da validade dos atos estatais e, por isso, Temer deve ser ouvido sobre o pedido antes de qualquer decisão. Não há prazo para que o julgamento da ação.
Da Rede TV

Tags: Michel TemerSTF

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.