A Câmara Municipal de Osasco – SP publicou edital de concurso com mais de 130 vagas para todos os níveis de escolaridades. Se você deseja concorrer aos salários que variam de R$ 2.033,12 a R$ 6.478,74 veja o que cai na prova. Selecionamos os principais conteúdos para você!
Garanta já a sua vaga neste concurso!
Compre aqui: Apostila Câmara de Osasco
Matéria comum a todos os cargos de níveis fundamental, médio/técnico e superior
Conhecimentos Básicos de Legislação (exceto Oficial de Copa e Cozinha): Regimento Interno da Câmara Municipal de Osasco – Resolução nº 012/1994 e Lei Orgânica do Munícipio de Osasco, Promulgada em 5 de abril de 1990 e atualizada até a Emenda n° 29, de 11 de março de 2009.
Conhecimentos específicos: cada cargo exige diferentes matérias de conhecimentos específicos. Confira no edital!
Para saber mais detalhes e baixar o edital, veja a página do Concurso Câmara de Osasco – SP!
Matérias para os cargos de nível fundamental
Língua Portuguesa: Ortografia. Plural de substantivos e adjetivos. Conjugação de verbos. Concordância entre adjetivo e substantivo e entre o verbo e seu sujeito. Confronto e reconhecimento de frases corretas e incorretas. Pontuação. Compreensão de textos.
Matemática: Operações com números naturais e fracionários: adição, subtração, multiplicação e divisão. Problemas envolvendo as quatro operações. Sistema de medidas. Sistema monetário brasileiro.
Conhecimentos Gerais / Atualidades: A parte de Atualidades versará de assuntos veiculados nos últimos noventa dias da data da prova: Cultura e sociedade brasileira: música, literatura, artes, arquitetura, rádio, cinema, teatro, jornais, revistas e televisão. Fatos e elementos de política brasileira. Descobertas e inovações científicas na atualidade e seus impactos na sociedade contemporânea. Meio ambiente e cidadania: problemas, políticas públicas, aspectos locais, nacionais e globais. Panorama local e internacional contemporâneo. Panorama da economia nacional e internacional.
Matéria comum aos cargos de níveis médio/técnico e superior:
Língua Portuguesa: Interpretação de Texto. Significação das palavras: sinônimos, antônimos, sentido próprio e figurado das palavras. Ortografia Oficial. Pontuação. Acentuação. Emprego das classes de palavras: substantivo, adjetivo, numeral, pronome, verbo, advérbio, preposição, conjunção (classificação e sentido que imprime às relações entre as orações). Concordância verbal e nominal. Regência verbal e nominal. Crase.
Matemática: Resolução de situações-problema. Números Inteiros: Operações, Propriedades, Múltiplos e Divisores; Números Racionais: Operações e Propriedades. Números e Grandezas Diretamente e Inversamente Proporcionais: Razões e Proporções, Divisão Proporcional, Regra de Três Simples e Composta. Porcentagem. Juros Simples. Sistema de Medidas Legais. Conceitos básicos de geometria: cálculo de área e cálculo de volume.
Critérios de desempate
No caso de igualdade da Nota Final, dar-se-á preferência sucessivamente ao candidato que:
– Tiver idade superior a 60 anos até o último dia das inscrições, atendendo ao que dispõe o Estatuto do Idoso
– Obtiver maior número de acertos na prova de Conhecimentos Específicos, quando houver;
– Obtiver maior nota na Prova Dissertativa, quando houver;
– Obtiver maior nota na Prova de Redação, quando houver;
– Obtiver maior número de acertos na prova de Língua Portuguesa, quando houver;
– Obtiver maior número de acertos na prova de Matemática, quando houver;
– Obtiver maior número de acertos na prova de Conhecimentos Básicos de Legislação, quando houver;
– Obtiver maior número de acertos na prova de Noções de Informática, quando houver;
– Obtiver maior número de acertos na prova de Conhecimentos Gerais / Atualidades, quando houver;
– Maior idade inferior a 60 anos até o último dia das inscrições.