Continuam desaparecidos seis tripulantes do pesqueiro Jorge Seif Junior, de Itajaí, que naufragou na manhã desta quinta-feira (20). Com 24 tripulantes, a embarcação de pesca de 26 metros de comprimento afundou em alto mar, na região de Imbituba, no Sul de Santa Catarina, a 40 milhas da costa leste, cerca de 80 km mar adentro. Uma morte foi confirmada até o momento, do cozinheiro do barco, José Carlos dos Santos, de 57 anos.
O serviço de busca e salvamento do comando do 5º Distrito Naval recebeu o pedido de socorro às 5h40, por tripulantes do próprio pesqueiro, que relataram que o mar estava revolto. A Marinha, então solicitou ajuda a um navio mercante de Antígua e Barbuda que estava na região e resgatou 18 pessoas, entre elas José Carlos, que já foi encontrado sem vida.
Após o chamado, a Marinha enviou um navio-patrulha e um helicóptero à área, além de alertar outras embarcações que estavam próximas. Um avião e um helicóptero da FAB (Força Aérea Brasileira) também foram mobilizados nas buscas, que se estenderam até o pôr-do-sol e continuam na manhã desta sexta-feira (21).
Às 12h50, um helicóptero da FAB voou até o BBC Citrine e içou em uma maca um sobrevivente identificado como Aflíngio Laurindo dos Santos, com suspeita de fraturas na região do tórax. A aeronave pousou às 14h10 no Parque da Luz, no centro de Florianópolis, e o paciente foi encaminhado pelo SAMU para o Hospital Regional Governador Celso Ramos.

Os demais resgatados chegaram à Delegacia da Capitania dos Portos em Itajaí por volta das 18h, onde foram encaminhados para receber cuidados médicos. Os motivos do acidente ainda são desconhecidos e serão investigados por meio de um inquérito administrativo, aberto na delegacia de portos de Laguna e coordenado pelo capitão de corveta e delegado Marcos Maia dos Santos.
O avião da FAB faz buscas em uma área de 150 km², mas ainda não há indícios dos náufragos. De acordo com o capitão da FAB Marconi Augusto Farias de Oliveira, do Salvaero de Curitiba, órgão que coordena as buscas aéreas o mar está agitado, o que dificulta a localização das vítimas.
A tripulação da aeronave lançou uma boia equipada com antena e sistemas de monitoramento para poder avaliar constantemente as condições da área. “Nós estamos em tempo real recebendo as informações, porque a cada minuto o cenário muda. A partir disso é possível definir a área de busca de acordo com as correntes”, explicou o militar.
Confira a nota oficial enviada pela Marinha do Brasil
O Serviço de Busca e Salvamento do Comando do 5º Distrito Naval (Com5ºDN) recebeu, na manhã desta quinta-feira (20), a informação de que o barco pesqueiro “Jorge Seif Junior”, de Itajaí-SC, teria adernado e naufragado, às 05h40 da manhã de hoje, devido ao estado do mar, há aproximadamente 80 km de Imbutiba-SC. Logo que o pesqueiro solicitou socorro, o Navio Mercante “BBC Citrine”, de Antígua e Barbuda, que se localizava próximo à embarcação, começou a realizar o resgate dos tripulantes. Segundo informações do mercante, dos 24 tripulantes, 18 foram resgatados.
A Marinha do Brasil, assim que informada, enviou o Navio-Patrulha “Benevente” e um helicóptero para o local; acionou a Rede Nacional de Estações Costeiras, para realizar chamadas via rádio VHF; emitiu Aviso Rádio Náutico, alertando todas as embarcações que estão na área; alertou a Capitania dos Portos de Santa Catarina e suas Delegacias, para prestarem apoio logístico e receber os tripulantes.
Além disso, um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) está realizando buscas na área e um helicóptero, também da FAB, já evacuou um tripulante que necessitava de cuidados médicos para Florianópolis.
O Navio Mercante com os tripulantes resgatados foi direcionado para Itajaí, onde serão desembarcados, com previsão de chegada às 17h30 de hoje.
A Marinha do Brasil permanece realizando as buscas dos seis tripulantes desaparecidos.

Fonte: http://ndonline.com.br/florianopolis/noticias/embarcacao-de-pesca-naufraga-em-imbituba-com-24-tripulantes-a-bordo