segunda-feira, 19 maio, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Santa Catarina – Seis pessoas continuam desaparecidas após naufrágio de embarcação

21/10/2016
in Santa Catarina

Continuam desaparecidos seis tripulantes do pesqueiro Jorge Seif Junior, de Itajaí, que naufragou na manhã desta quinta-feira (20). Com 24 tripulantes, a embarcação de pesca de 26 metros de comprimento afundou em alto mar, na região de Imbituba, no Sul de Santa Catarina, a 40 milhas da costa leste, cerca de 80 km mar adentro. Uma morte foi confirmada até o momento, do cozinheiro do barco, José Carlos dos Santos, de 57 anos.

O serviço de busca e salvamento do comando do 5º Distrito Naval recebeu o pedido de socorro às 5h40, por tripulantes do próprio pesqueiro, que relataram que o mar estava revolto. A Marinha, então solicitou ajuda a um navio mercante de Antígua e Barbuda que estava na região e resgatou 18 pessoas, entre elas José Carlos, que já foi encontrado sem vida.

Após o chamado, a Marinha enviou um navio-patrulha e um helicóptero à área, além de alertar outras embarcações que estavam próximas. Um avião e um helicóptero da FAB (Força Aérea Brasileira) também foram mobilizados nas buscas, que se estenderam até o pôr-do-sol e continuam na manhã desta sexta-feira (21).

Às 12h50, um helicóptero da FAB voou até o BBC Citrine e içou em uma maca um sobrevivente identificado como Aflíngio Laurindo dos Santos, com suspeita de fraturas na região do tórax. A aeronave pousou às 14h10 no Parque da Luz, no centro de Florianópolis, e o paciente foi encaminhado pelo SAMU para o Hospital Regional Governador Celso Ramos.

FAB divulgou foto de um dos homens do naufrágio em Imbituba - FAB/Divulgação
FAB divulgou foto de um dos homens resgatados do naufrágio em Imbituba – FAB/Divulgação

 

Os demais resgatados chegaram à Delegacia da Capitania dos Portos em Itajaí por volta das 18h, onde foram encaminhados para receber cuidados médicos. Os motivos do acidente ainda são desconhecidos e serão investigados por meio de um inquérito administrativo, aberto na delegacia de portos de Laguna e coordenado pelo capitão de corveta e delegado Marcos Maia dos Santos.

O avião da FAB faz buscas em uma área de 150 km²,  mas ainda não há indícios dos náufragos. De acordo com o capitão da FAB Marconi Augusto Farias de Oliveira, do Salvaero de Curitiba, órgão que coordena as buscas aéreas o mar está agitado, o que dificulta a localização das vítimas.

A tripulação da aeronave lançou uma boia equipada com antena e sistemas de monitoramento para poder avaliar constantemente as condições da área. “Nós estamos em tempo real recebendo as informações, porque a cada minuto o cenário muda. A partir disso é possível definir a área de busca de acordo com as correntes”, explicou o militar.

Confira a nota oficial enviada pela Marinha do Brasil

O Serviço de Busca e Salvamento do Comando do 5º Distrito Naval (Com5ºDN) recebeu, na manhã desta quinta-feira (20), a informação de que o barco pesqueiro “Jorge Seif Junior”, de Itajaí-SC, teria adernado e naufragado, às 05h40 da manhã de hoje, devido ao estado do mar, há aproximadamente 80 km de Imbutiba-SC. Logo que o pesqueiro solicitou socorro, o Navio Mercante “BBC Citrine”, de Antígua e Barbuda, que se localizava próximo à embarcação, começou a realizar o resgate dos tripulantes. Segundo informações do mercante, dos 24 tripulantes, 18 foram resgatados.

A Marinha do Brasil, assim que informada, enviou o Navio-Patrulha “Benevente” e um helicóptero  para o local; acionou a Rede Nacional de Estações Costeiras, para realizar chamadas via rádio VHF; emitiu Aviso Rádio Náutico, alertando todas as embarcações que estão na área; alertou a Capitania dos Portos de Santa Catarina e suas Delegacias, para prestarem apoio logístico e receber os tripulantes.

Além disso, um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) está realizando buscas na área e um helicóptero, também da FAB, já evacuou um tripulante que necessitava de cuidados médicos para Florianópolis.

O Navio Mercante com os tripulantes resgatados foi direcionado para Itajaí, onde serão desembarcados, com previsão de chegada às 17h30 de hoje.

A Marinha do Brasil permanece realizando as buscas dos seis tripulantes desaparecidos.

O barco de pesca está inscrito em Itajaí, em nome de Jorge Seif Junior - Divulgação/ND
O barco de pesca está inscrito em Itajaí, em nome de Jorge Seif Junior – Divulgação/ND

Fonte: http://ndonline.com.br/florianopolis/noticias/embarcacao-de-pesca-naufraga-em-imbituba-com-24-tripulantes-a-bordo

Compartilhe isso:

  • WhatsApp
  • Imprimir
  • Tweet
  • Telegram
  • Threads

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.