Parabéns, Peixe! Nesta sexta-feira (11), o Santos Futebol Clube de Macapá completa 45 anos de história no futebol.
No Amapá, precisamente em 1973, Otaviano Nogueira e Delson Furtado mobilizaram um grupo de amigos para fundar o Santos Futebol Clube, na capital Macapá. A histórica reunião aconteceu exatamente no dia 11 de maio de 1973. Na oportunidade, o objetivo era instituir um clube que viesse a ser uma fábrica de campeões. Assim surgiu o Santos-AP. Os cartolas se inspiraram no xará mais famoso, o Santos-SP, bicampeão Brasileiro, campeão da Libertadores e do Mundial de Clubes, com o timaço de Pelé, Pepe e Coutinho em 1963.
O Alvinegro do Amapá é o atual campeão estadual, onde conquistou seu quinto título consecutivo. No total, são seis conquistas. Em competições nacionais, a melhor participação do Peixe foi em 2017, na Copa Verde, quando chegou na semifinal. Na ocasião, o Santos-AP conseguiu a classificação ao fazer história ganhando do Remo-PA por 3 x 0, após ter perdido o jogo de ida por 2 x 1.
Atualmente, o Santos-AP disputa a Série D do Campeonato Brasileiro e ocupa a 69ª posição no Ranking Nacional de Clubes da CBF, com 1.092 pontos.
A Confederação Brasileira de Futebol parabeniza o clube e deseja muitos anos de conquistas e sucesso!