Nesta terça-feira, 7, o governo do Acre, por meio das secretarias de Indústria, Ciência e Tecnologia (Seict), de Produção e Agronegócio (Sepa), e do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf), se reuniu com o representante do Ministério de Agricultura e Pecuária (Mapa) objetivando apresentar a realidade do Acre, a fim de buscar estratégias para facilitar o processo alfandegário nos municípios de Epitaciolândia e Assis Brasil. O encontro ocorreu no Inácio Palace Hotel, no centro de Rio Branco.
“Temos a necessidade de ter a alfândega aberta nas fronteiras, por isso o Ministério de Agricultura e Pecuária (Mapa) veio ao Acre para realizar uma visita técnica para avaliar os serviços nas alfândegas de Epitaciolândia e Assis Brasil”, destacou o titular da Sepa, Edivan Azevedo.
Para dar resolutividade a um dos principais problemas com relação às importações e exportações, que é o fluxo de comércio, os secretários das pastas se uniram com o objetivo de integrar propostas para identificar oportunidades de desenvolvimento nessa área.
“Esse é um anseio do governo do Acre para que haja um desenvolvimento do setor de exportações, e a colaboração e a presença do Mapa nas fronteiras ajuda a melhorar o fluxo do comércio”, disse Assurbanipal Mesquita, gestor da Seict.
“Pretendemos visitar os espaços e depois reunir-nos com a Câmara Técnica do Comércio Exterior para discutir soluções para os fluxos das alfândegas nos municípios”, salientou José Marcelo Maziero, coordenador de fiscalização do Trânsito Regular do Mapa.
A reunião, que ocorreu nesta manhã, foi um desdobramento da visita do secretário Edivan Azevedo à sede do Mapa em Brasília.