A Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara dos Deputados recebe até 30 de junho indicações ao Prêmio Transparência e Fiscalização Pública 2022.
O prêmio, concedido há 19 anos pelo colegiado, é dividido nas categorias Governo e Sociedade Civil. A primeira é entregue a entes da administração pública direta e indireta de qualquer dos poderes da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios. Já a segunda é concedida a pessoa, entidade, ou conjunto de entidades da sociedade civil.
Líderes e presidentes das comissões permanentes da Casa podem indicar as entidades que se destacam pela clareza e eficiência na gestão administrativa, patrimonial e financeira dos recursos públicos.
Os deputados podem indicar, ainda, um brasileiro falecido que tenha se destacado no trabalho pela transparência pública, para figurar como patrono do prêmio. O nome estará inscrito na placa, medalha ou troféu.
A escolha dos agraciados é feita pela maioria simples dos deputados que integram a Comissão de Fiscalização Financeira e Controle e está prevista para 26 de outubro.
Os escolhidos receberão um diploma de menção honrosa e uma placa, medalha ou troféu.
A data da entrega dos prêmios ainda não foi definida.