segunda-feira, 12 maio, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Rio Grande do Sul – Conselheiro do CNMP visita o MP para conhecer os processos de trabalho e a atuação da Procuradoria e da Curadoria de Fundações

06/07/2022
in Rio Grande do Sul

A atuação da Procuradoria de Fundações do Ministério do Público do Rio Grande do Sul motivou visita do conselheiro do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) Otavio Luiz Rodrigues Jr. à sede da instituição no início desta semana. Na segunda-feira, 4 de julho, em reunião com a participação do procurador-geral de Justiça, Marcelo Dornelles, e do procurador de Fundações, Ruben Giugno Abruzzi, o conselheiro falou sobre as atividades do Grupo de Trabalho coordenado por ele, que tem como objetivo elaborar resolução do CNMP para regulamentar o sistema de velamento de fundações, com o intuito de uniformizar esse trabalho no país, e de um possível anteprojeto de alteração do Código Civil para disciplina das fundações privadas.

De acordo com o conselheiro, o MPRS foi o primeiro Ministério Público a ser visitado, porque se destaca nacionalmente na matéria. No Rio Grande do Sul, o velamento administrativo é realizado de forma diversa do restante do país, sendo centralizado na Procuradoria de Fundações, facilitado por dois sistemas que auxiliam neste trabalho. Um dos sistemas é o Thoth, desenvolvido pela Fundação Universidade Empresa de Tecnologia e Ciências (Fundatec), que permite a troca de documentos entre a Procuradoria de Fundações e as fundações privadas em meio virtual, englobando os Procedimentos Administrativos Permanentes (PAPs) de Estatuto, atas, regularidade, imóveis e prestação de contas. Já o Qlikview é utilizado para coleta de dados e informações acerca da realidade das fundações.

Durante sua visita ao MPRS, o conselheiro, que esteve acompanhado pelo ex-procurador-geral de Justiça do MPDFT, José Eduardo Sabo Paes, conheceu as metodologias de trabalho, as instalações e a forma de utilização dos sistemas nas rotinas da Procuradoria de Fundações.

A promotora de Justiça Janine Borges Soares, que foi curadora de Fundações e hoje preside a Associação Nacional dos Procuradores e Promotores de Justiça de Fundações Privadas e Entidades de Interesse Social (Profis), e o ex-procurador de Fundações do MPRS, Keller Dornelles Clós, atual tesoureiro da Profis, participam das discussões do grupo nacional sobre o tema e acompanharam também as reuniões de trabalho desta semana no Ministério Público.

Também participaram dos encontros com o conselheiro do CNMP, o subprocurador-geral para Assuntos Institucionais, Júlio César de Melo, o promotor-assessor da Procuradoria de Fundações Ari Costa; o promotor-assessor da Subprocuradoria-Geral de Justiça para Assuntos Institucionais Felipe Teixeira Neto; a presidente da Associação Rio-grandense de Fundações (ARF) e vice-presidente da Confederação Nacional de Fundações (Cebraf), Mariza Bozzeto; o presidente da Fundatec, Carlos Henrique Castro; o gerente de TI da Fundatec, Felipe Kunsler; o presidente da Comissão do Terceiro Setor da OAB/RS, advogado Luis Carlos Levenzon; o advogado e membro da Comissão Paulo Caliendo e o contador da Procuradoria de Fundações Gabriel Filber.



MPRS

Compartilhe isso:

  • WhatsApp
  • Imprimir
  • Tweet
  • Telegram
  • Threads
Tags: atuaçãoCNMPconhecerconselheiroCuradoriaFundaçõesGrandeParáProcessosProcuradoria.rioSultrabalhoVisita

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.