quinta-feira, 8 maio, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Rio Grande do Sul – MPRS sedia 1º Ciclo de Diálogos da Lei Maria da Penha

22/08/2022
in Rio Grande do Sul

O Ministério Público do Rio Grande do Sul foi sede, na última sexta-feira, 19 de agosto, do 1º Ciclo de Diálogos da Lei Maria da Penha, promovido em parceria com os MPs Federal e do Trabalho.

O objetivo do evento, que integra as atividades promovidas durante o Agosto Lilás, foi reunir a rede de proteção para aprimorar, por meio do debate, a compreensão do trabalho de cada integrante da rede. Na ocasião, as participantes abordaram a atuação dos sistemas de Justiça e de Saúde, polícias e ONGs na proteção dos direitos das vítimas de violência doméstica.

Na abertura do encontro, o subprocurador-geral de Justiça para Assuntos Institucionais, Júlio César de Melo, falou sobre a preocupação do Ministério Público com o tema. “Trata-se de uma questão complexa e sensível, que exige uma atuação complexa, envolvendo prevenção, repressão e capacitação. Tanto que criamos o Grupo Especial de Prevenção e Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher (Gepevid), que tem representantes em todas as regiões do Estado para articulação em rede”, disse o subprocurador.

A coordenadora do Gepevid, Carla Frós, destacou a importância de uma atuação conjunta entre as instituições e interdisciplinar, envolvendo áreas como saúde e educação. “A cada duas horas uma mulher é morta. Não é hora de apontar culpados pelo crescimento desse tipo de crime, mas sim criar e fomentar políticas públicas e buscar investimentos na área”, ressaltou a promotora de Justiça.

LEI MARIA DA PENHA

O evento é uma das iniciativas para marcar os 16 anos da Lei 11.340/2006, que é o reconhecimento nacional e internacional da luta pessoal da farmacêutica Maria da Penha contra o feminicídio e a violência doméstica. A legislação institui dispositivos de proteção e acolhimento emergencial à mulher em situação de violência, isolando-a do agressor. Também garante assistência social e psicológica à vítima, além de preservar seus direitos patrimoniais e familiares. Sugere, ainda, o aperfeiçoamento e efetividade do atendimento jurisdicional e constitui instâncias para o cuidado do agressor. Resolução do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) prevê a realização de ciclos de diálogos sobre o tema nos diversos ramos do Ministério Público brasileiro.

PRESENÇAS

Participaram do evento o procurador-chefe da Procuradoria da República no RS, Felipe da Silva Muller; o procurador-chefe em exercício da Procuradoria Regional do Trabalho da 4ª Região, Lourenço Agostini de Andrade; o representante do Governo do Estado, delegado Antônio Carlos Padilha; a ouvidora da Mulher Jane Maria Köhler Vidal, representando do Tribunal de Justiça do Estado; a representante da Defensoria Pública, Sabrina Backes; a subcorregedora-geral do MPRS, Eva Margarida Brinques de Carvalho; a auditora Carina Franceschini, representando o Tribunal de Contas do Estado; a presidente da Comissão da Mulher Advogada da OAB/RS, Márcia Schwantes; a diretora do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional do MPRS, Martha Beltrame; e o presidente da Escola Superior do Ministério Público, Fábio Roque Sbardelotto.

Clique aqui para assistir à íntegra das discussões.



MPRS

Compartilhe isso:

  • WhatsApp
  • Imprimir
  • Tweet
  • Telegram
  • Threads
Tags: 1ºCicloDiálogosGrandeLeiMariaMPRSPenhariosediaSul

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.