Um homem de 36 anos, denunciado pelo Ministério Público em Ijuí, foi condenado pelo Tribunal do Júri nesta terça-feira, 23 de agosto, a sete anos e seis meses de prisão por atropelar duas crianças, matando uma delas, no município de Nova Ramada, na região Noroeste do Estado. O crime ocorreu na noite de 29 de janeiro de 2012.
Segundo a denúncia do MPRS, Mário Uhde atropelou as vítimas pelas costas em uma estrada de terra do interior do município. Keverton Eduardo Mokan Silva, de 8 anos, foi arremessado para fora da estrada após ser atingido pelo veículo e morreu na hora. O irmão dele, Kevin Mokan Veiga da Silva, de 11 anos, sofreu lesões graves e ainda apresenta sequelas.
O motorista dirigia embriagado e em alta velocidade, o que levou à acusação, pelo MP, por dolo eventual, “assumindo claramente o risco de produzir o resultado morte”. O teste do bafômetro do condutor, na ocasião, apontou 0,81 miligrama de álcool por litro de ar alveolar expelido, quase o triplo do permitido por lei.
“O resultado do julgamento significa que a vida foi valorizada. Aliás, a vida tem valor, sempre, e nós devemos buscar, ainda mais em tempos escuros, que esse sentimento prevaleça”, explica o promotor de Justiça que atuou em plenário, Valério Cogo.