Educadores e gestores municipais de todo o Estado lotaram o auditório da sede institucional do Ministério Público do Rio Grande do Sul, nesta sexta feira, dia 21 de outubro, em Porto Alegre, durante o encontro “Busca ativa e recuperação de aprendizagens: compartilhando saberes e experiências gaúchas”, com objetivo de fortalecer propostas metodológicas inovadoras e efetivas que contribuam para o enfrentamento do abandono escolar. No evento, que contou com a participação do procurador-geral de Justiça, Marcelo Dornelles, foram apresentadas e homenageadas práticas exitosas inscritas no formulário de coleta de experiências de busca ativa e recuperação de aprendizagens criado pelo MPRS, por meio do Centro de Apoio Operacional da Infância, Juventude, Educação, Família e Sucessões e de suas Promotorias Regionais da Educação.
No total, foram inscritas 75 práticas. Destas, foram destacadas aquelas com maior distinção, a partir de análise realizada com o apoio do Programa de Pós-Graduação do Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Maria.
BANCO DE EXPERIÊNCIAS
A data também marcou o lançamento do banco de experiências exitosas em todas as regiões do Rio Grande do Sul. As iniciativas foram inscritas pelos próprios autores e passaram pelo crivo de especialistas em Educação da Universidade Federal de Santa Maria.
Para acessar o banco de experiências, clique aqui
BUSCA ATIVA E RECUPERAÇÃO DE APRENDIZAGENS
O evento é uma das ações desenhadas a partir do termo de cooperação interinstitucional para fins da busca ativa escolar e da recuperação das aprendizagens, firmado em fevereiro de 2022, entre o MPRS e 17 instituições representativas do Poder Judiciário, do Executivo, do Legislativo, da sociedade civil e órgãos do controle social.
Clique aqui e veja as fotos do encontro.