Mais de 80 pessoas, entre prefeitos, secretários do Meio Ambiente, assessores jurídicos e equipes técnicas de 25 municípios participaram, na última sexta-feira, 21 de outubro, no auditório da Promotoria de Lajeado, de encontro promovido pela Promotoria Regional Ambiental do Rio Taquari-Antas.
Conforme o promotor de Justiça Sérgio Diefenbach, o objetivo foi aproximar essas equipes da Promotoria Regional e debater hipóteses complexas de intervenção em áreas de preservação permanente (APPs), especialmente a possibilidade, ainda nova, dos municípios legislarem sobre APP em área urbana consolidada.
Ao final do encontro, que contou com a participação do coordenador do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente, Daniel Martini, e da secretária Estadual do Meio Ambiente, Marjorie Kauffmann, restou deliberada a necessidade e possibilidade de estudos conjuntos dos municípios para posicionamentos mais padronizados em relação à Bacia do Rio Taquari. “Serão criados grupos específicos para cada tema”, conta Diefenbach.