A Comissão do Esporte da Câmara dos Deputados premiou nesta terça-feira (22) os ganhadores do 5º Concurso de Artigos Científicos. A realização dessa edição foi sugerida pelo deputado Dr. Luiz Ovando (PP-MS), que ressaltou o êxito alcançado pelos concursos anteriores: na primeira edição foram inscritos 23 artigos, no ano passado foram 41.
Essa participação, segundo o deputado, abre espaço para integrar a comunidade acadêmica – produtora de rico material na área – às atividades da comissão, na medida em que estudos e pesquisas na área fortalecem as medidas tomadas pelo Legislativo com a proposição de leis e a fiscalização do uso de dinheiro público em ações voltadas para o esporte.
Dr. Luiz Ovando parabenizou os vencedores deste ano. “Tem pessoas que não gostam de concorrer, e tem outras que gostam de concorrer. E é importante concorrer porque isso nos traz desafios e aprimoramentos”, disse o deputado.
Nesta terça, foram premiados nove artigos, divididos em três temas.
- Na categoria esporte educacional e inclusão social, foram escolhidos os seguintes estudos:
1º lugar
Sexismo no futebol: vivências de atletas e torcedores da Paraíba, de autoria de Maria Eduarda Bezerra Lacerda (João Pessoa-PB).
2º lugar
Homofobia no futebol: uma herança colonial, de autoria de Otávio Nogueira Balzano (Caucaia-CE).
3º lugar
Gestão do esporte universitário: práticas de planejamento estratégico das associações e ligas atléticas acadêmicas da Unicamp, de autoria de Rafaella Malafaia Algodoal da Silveira (Campinas-SP).
- Na categoria esporte de rendimento e indústria do esporte, foram premiados os seguintes artigos:
1º lugar
Inter e intravariabilidade das melhores equipes classificadas no campeonato mundial: análise no voleibol masculino, de autoria de Gustavo de Conti Teixeira Costa (Goiânia-GO).
2º lugar
Marketing esportivo dos clubes de futebol do Brasil – proposição de um modelo de negócios, de autoria de Mario Luiz Soares (Cascavel-PR).
3º lugar
Perfil estatístico em arremessos de lances livres na temporada 2016/2017 do Novo Basquete Brasil (NBB), de autoria de Fernando Michael Pereira Nobre (Caucaia-CE).
- Na categoria políticas públicas do esporte, foram selecionados os seguintes estudos:
1º lugar
O programa Bolsa-Atleta e sua abrangência nos esportes ginásticos (2005-2021), de autoria de Pauline Peixoto Iglesias Vargas (Curitiba-PR).
2º lugar
Custo ou investimento? O preço do jogo limpo no Brasil, de autoria de Leonardo Herrero Domingos (São Paulo-SP).
3º lugar
O esporte nas políticas públicas de currículo pós base nacional comum curricular: análise e propostas, de autoria de Renato Cavalcanti Novaes (Rio de Janeiro-RJ).
Premiação
Os autores receberam certificado e medalha. Além disso, os artigos premiados serão publicados, em formato eletrônico, na Biblioteca Digital da Câmara dos Deputados, em coleção especialmente dedicada ao concurso.