quarta-feira, 14 maio, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Rio Grande do Sul – 22ª Semana da Justiça pela Paz em Casa debate a importância dos Grupos Reflexivos no combate à violência doméstica

22/11/2022
in Rio Grande do Sul

O Ministério Público do Rio Grande do Sul, juntamente com o Tribunal de Justiça do Estado, promoveu, nesta segunda-feira, 21 de novembro, a 22ª Semana da Justiça pela Paz em Casa, abordando o tema “Grupos Reflexivos de Gênero, Masculinidades e Visões do Sistema de Justiça no enfrentamento da violência doméstica”.

Pelo MPRS, participaram da organização do evento o Grupo Especial de Prevenção e Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher (Gepevid), a Corregedoria-Geral do MPRS e o Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional do MPRS (Ceaf). Pelo TJRS, a Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (Cevid), a Corregedoria-Geral da Justiça e a Escola Superior da Magistratura.

Na abertura do encontro, ocorrido no Palácio da Justiça, a coordenadora do Gepevid, Carla Carrion Frós, lembrou que a iniciativa também dá início aos 21 dias de ativismo pelo fim da violência doméstica e familiar contra a mulher. “Tanto a 22ª Semana da Justiça pela Paz em Casa como os 21 dias têm como objetivo sensibilizar para a atuação de todos os integrantes do Sistema de Justiça, da Segurança Pública e da sociedade para o tema, que é complexo e exige uma atuação conjunta e interdisciplinar”, disse a promotora.

Para a subcorregedora-geral do MPRS, Eva Margarida Brinques de Carvalho, o combate à violência doméstica é um dos eixos de atuação da Corregedoria-Geral do Ministério Público. “A instalação de promotorias e varas especializadas neste tipo de crime não foi suficiente para diminuir o número de casos. Acredito que comitês com foco no agressor talvez seja a forma de diminuir esses índices”, destacou, ressaltando a importância dos grupos reflexivos.

Na ocasião, a juíza-corregedora Taís Culau de Barros, coordenadora da Cevid do TJRS, fez o lançamento do jogo de tabuleiro chamado Fada Lila, voltado para a abordagem da temática da violência doméstica junto a alunos do ensino fundamental.

A diretora do Ceaf, Martha Beltrame, também esteve presente na abertura do evento.

PAINÉIS

O psicólogo Daniel Fauth Martins foi o palestrante convidado para falar sobre “Masculinidades e violências: grupos reflexivos e responsabilizantes como estratégia de desarme”.

À tarde, aconteceu uma oficina de instrução prática sobre Grupos Reflexivos de Gênero, ministrada pelo psicólogo Daniel Martins, juntamente com a psicóloga do TJRS Ivete Vargas.

Por fim, o painel “Visões do Sistema de Justiça no enfrentamento da violência doméstica” contou com apresentações da promotora de Justiça Bianca Accioly, pelo MPRS, e representantes da Defensoria Pública, Judiciário, Polícia Civil e Polícia Militar.

A 22ª edição da Semana da Justiça pela Paz será realizada até o próximo dia 25 de novembro. Durante a Semana, ocorrerão atividades relacionadas ao tema do combate à violência contra a mulher nas comarcas de todo RS.



MPRS

Compartilhe isso:

  • WhatsApp
  • Imprimir
  • Tweet
  • Telegram
  • Threads
Tags: 22ªcasacombatedebateDomesticadosGrandeGruposImportânciajustiçaPazpelareflexivosriosemanaSulviolência

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.