O Ministério Público do Rio Grande do Sul, juntamente com o Tribunal de Justiça do Estado, promoveu, nesta segunda-feira, 21 de novembro, a 22ª Semana da Justiça pela Paz em Casa, abordando o tema “Grupos Reflexivos de Gênero, Masculinidades e Visões do Sistema de Justiça no enfrentamento da violência doméstica”.
Pelo MPRS, participaram da organização do evento o Grupo Especial de Prevenção e Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher (Gepevid), a Corregedoria-Geral do MPRS e o Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional do MPRS (Ceaf). Pelo TJRS, a Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (Cevid), a Corregedoria-Geral da Justiça e a Escola Superior da Magistratura.
Na abertura do encontro, ocorrido no Palácio da Justiça, a coordenadora do Gepevid, Carla Carrion Frós, lembrou que a iniciativa também dá início aos 21 dias de ativismo pelo fim da violência doméstica e familiar contra a mulher. “Tanto a 22ª Semana da Justiça pela Paz em Casa como os 21 dias têm como objetivo sensibilizar para a atuação de todos os integrantes do Sistema de Justiça, da Segurança Pública e da sociedade para o tema, que é complexo e exige uma atuação conjunta e interdisciplinar”, disse a promotora.
Para a subcorregedora-geral do MPRS, Eva Margarida Brinques de Carvalho, o combate à violência doméstica é um dos eixos de atuação da Corregedoria-Geral do Ministério Público. “A instalação de promotorias e varas especializadas neste tipo de crime não foi suficiente para diminuir o número de casos. Acredito que comitês com foco no agressor talvez seja a forma de diminuir esses índices”, destacou, ressaltando a importância dos grupos reflexivos.
Na ocasião, a juíza-corregedora Taís Culau de Barros, coordenadora da Cevid do TJRS, fez o lançamento do jogo de tabuleiro chamado Fada Lila, voltado para a abordagem da temática da violência doméstica junto a alunos do ensino fundamental.
A diretora do Ceaf, Martha Beltrame, também esteve presente na abertura do evento.
PAINÉIS
O psicólogo Daniel Fauth Martins foi o palestrante convidado para falar sobre “Masculinidades e violências: grupos reflexivos e responsabilizantes como estratégia de desarme”.
À tarde, aconteceu uma oficina de instrução prática sobre Grupos Reflexivos de Gênero, ministrada pelo psicólogo Daniel Martins, juntamente com a psicóloga do TJRS Ivete Vargas.
Por fim, o painel “Visões do Sistema de Justiça no enfrentamento da violência doméstica” contou com apresentações da promotora de Justiça Bianca Accioly, pelo MPRS, e representantes da Defensoria Pública, Judiciário, Polícia Civil e Polícia Militar.
A 22ª edição da Semana da Justiça pela Paz será realizada até o próximo dia 25 de novembro. Durante a Semana, ocorrerão atividades relacionadas ao tema do combate à violência contra a mulher nas comarcas de todo RS.