A coordenadora do Centro de Apoio Operacional dos Direitos Humanos, da Saúde e da Proteção Social do Ministério Público do Rio Grande do Sul, Gisele Müller Monteiro, participou, na manhã desta quarta-feira, 30 de novembro, do lançamento, na Assembleia Legislativa, da 2ª etapa do Movimento Rio Grande contra a Fome, agora focado na solidariedade que a época do Natal e festas de final de ano desperta em todos.
“Campanhas como essa, que conta com a parceria do Ministério Público e demais instituições, são fundamentais não apenas como forma de unir a sociedade em torno de uma causa e arrecadar, como nesse caso, mais de 200 toneladas de alimentos, como, principalmente, para chamar a atenção para a questão e não normalizar a fome. Temos que falar à respeito, pensar políticas públicas para as pessoas que vivem em situação de insegurança alimentar e isso tem que ser uma atitude constante”, disse Gisele Monteiro, que representou o MPRS na solenidade.
O lançamento aconteceu no Salão Júlio de Castilhos do Palácio Farroupilha, com a presença dos chefes de Poderes do Estado e dirigentes de instituições e entidades parceiras que se uniram ao movimento, dentre os quais o MPRS.
Chamado de “Dia D”, o evento convidou a população em geral a se unir à mobilização e trazer alimentos não perecíveis que serão recolhidos e repassados à Defesa Civil do RS. Os alimentos preferenciais para doação neste momento são café, óleo, biscoitos e leite, entretanto, qualquer doação é bem-vinda.