sexta-feira, 9 maio, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Acre – Saúde cria centro de operações para enfrentamento de emergências

07/12/2022
in Acre
Acre – Saúde cria centro de operações para enfrentamento de emergências

Visando ao enfrentamento de emergências em saúde pública, o governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), criou o Centro de Operações de Emergência em Saúde (Coes). Instituído por meio da portaria nº 507, publicada no Diário Oficial do Estado desta terça-feira, 6, o comitê tem caráter consultivo e deliberativo, buscando promover respostas rápidas e coordenadas à população, mediante a articulação e a integração dos atores envolvidos.

O Coes é vinculado à Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre). Foto: arquivo Secom

O Coes trará em sua estrutura a análise de dados e informações que subsidiarão tomadas de decisão por parte de gestores e técnicos da Sesacre, como a definição de estratégias e ações adequadas e oportunas no enfrentamento de emergências em saúde no estado.

De acordo com o coordenador do Coes, Edvan Meneses, com a pandemia de covid-19 e o surgimento de outras emergências, como o monkeypox e as influenzas, por exemplo, vários comitês foram criados. Diante disso, por meio de orientações contidas em um manual técnico e operacional, o Ministério da Saúde (MS) resolveu normatizar esses serviços.

Edvan Meneses, coordenador do Coes, explica que o comitê se reunirá em situações de emergência em saúde. Foto: Taís Nascimento

“O comitê é permanente. A qualquer momento que surgir uma emergência em saúde, vamos nos reunir e planejar os próximos passos. O Coes tem o objetivo de, estrategicamente, chamar os atores principais para aquela emergência, traçar o plano de ação e organizar as portas de entrada. O comitê reúne dados epidemiológicos e os transforma em ações efetivas, junto às unidades de saúde”, explicou.

Estrutura do Coes

Estabelecer o Plano de Ação do Evento para resposta à emergência; planejar, organizar, coordenar e controlar as medidas a serem empregadas no manejo das emergências e estabelecer comunicação estratégica com autoridades públicas e privadas, imprensa, profissionais de saúde, população e outros parceiros são algumas das atribuições dos membros efetivos do Coes.

A equipe é composta por representantes de áreas estratégicas da Sesacre, como assessoria técnica, assessoria de comunicação, gerenciamento de unidades próprias, redes de atenção à saúde, regulação, planejamento e gestão do SUS, diretoria jurídica, vigilância em saúde, departamentos das regionais do Juruá e Alto Acre e núcleo de saúde das populações prioritárias e vulneráveis.

Participam de forma colaborativa e consultiva o Conselho Estadual de Saúde (CES), os Distritos Sanitários Especiais Indígenas do Alto Rio Juruá e do Alto Rio Purus, o Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Estado do Acre (Cosems/AC) e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária.

Agência Acre

Compartilhe isso:

  • WhatsApp
  • Imprimir
  • Tweet
  • Telegram
  • Threads
Tags: AcreCentrocriaemergênciasenfrentamentoOperaçõesParásaúde

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.