terça-feira, 3 junho, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Cristo Redentor cria canal para denunciar crimes na Baía de Guanabara

18/01/2023
in Notícias

O Santuário Cristo Redentor, administrado pela Arquidiocese do Rio de Janeiro, terá uma canal online para receber denúncias de crimes ambientais na Baía de Guanabara. A iniciativa é parte de uma plataforma multidigital lançada em cerimônia na noite de hoje (18). Intitulada Braços Abertos Sobre a Guanabara – Um pacto que gera impacto, ela está acessível ao público.

“É um tecnologia a serviço de toda a população e das instituições. E que nasce a partir do nosso olhar. Daqui, podemos contemplar a baía e queremos interferir positivamente”, disse o reitor do santuário, Padre Omar. O religioso afirmou que o objetivo é mobilizar as pessoas e aproveitar a mídia espontânea gerada pelo Cristo Redentor. Em seu discurso, Padre Omar fez ainda menção à inauguração do monumento em 1931. “O Cristo Redentor viu essa baía limpa 90 anos atrás”.

Memória

A plataforma multidigital foi lançada no Dia da Baía de Guanabara, estabelecida pela Lei Estadual 3616/2001 para lembrar um dos maiores desastres ambientais do país. Nesta mesma data, em 2000, ocorreu o rompimento de um duto da Petrobras que ligava a Refinaria Duque de Caxias (Reduc) a um terminal na Ilha D’Água. Foram liberados 1,3 milhão de litros de óleo cru, formando uma mancha escura que se estendeu por mais de 50 quilômetros quadrados.

A partir do Santuário Cristo Redentor, é possível ter uma visão panorâmica da Baía de Guanabara. Segundo a Arquidiocese do Rio de Janeiro, em um perspectiva sustentável, o monumento é um grande observatório de diferentes ativos ambientais associados à imagem da capital fluminense. Nesse sentido, a proposta é que a plataforma contribua para direcionar um olhar mais atento em favor da preservação.

Serão trabalhados dois pilares. O primeiro deles envolve justamente as denúncias. Poderão ser abordados temas variados como saneamento, inavegabilidade, pesca desregulada, pirataria, contrabando, segurança pública, resíduos sólidos, etc. Haverá um trabalho de triagem e direcionamento aos órgãos competentes.

O segundo pilar serão os anúncios. A plataforma abrirá espaço para divulgação de eventos diversos e atividades de formação e capacitação realizadas por instituições e empresas parceiras. “Haverá ações recorrentes de divulgação e conscientização no entorno da Baía de Guanabara. Também será estruturado um plano de comunicação com notícias e programas ligados à temática da sustentabilidade”, informa em nota o santuário.

 

Agência Brasil

Compartilhe isso:

  • WhatsApp
  • Imprimir
  • Tweet
  • Telegram
  • Threads
Tags: BaíaCanalcriacrimesCristodenunciarGuanabaraParáRedentor

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.