sábado, 10 maio, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Acre – Governo entrega espaço para venda de artesanato em Rio Branco

16/03/2023
in Acre
Acre – Governo entrega espaço para venda de artesanato em Rio Branco

Ao som de cânticos tradicionais do grupo Txanabu Huni Kuin, a vice-governadora Mailza representou o governo do Acre na inauguração da Casa do Artesanato Acreano, na manhã desta quinta-feira, 16, no Canal da Maternidade, em Rio Branco.

A ação reuniu esforços das secretarias de Estado de Indústria, Ciência e Tecnologia (Seict), do Turismo e Empreendedorismo (Sete) e da Fundação Elias Mansour (FEM).

Inauguração foi prestigiada por representantes de federações, associações e trade turístico do estado. Foto: Felipe Freire

A obra é fruto de um termo de cooperação técnica para a criação de um espaço de comercialização do artesanato acreano. Mailza lembrou que, como senadora da República, destinou mais de R$ 19 milhões para a cultura e o empreendedorismo. “Isso é um porto seguro para o artesanato acreano, tão conhecido nacional e internacionalmente. Esse espaço acolhe o que é produzido pelas mãos criativas de nossos artesãos”, disse.

Vice-governadora bailou ao lado de representantes do grupo Txanabu Huni Kuin na abertura do evento. Foto: Felipe Freire

O secretário de Turismo, Marcelo Messias, vê no espaço uma oportunidade para negócios. “Vamos mostrar para o mundo o que existe de melhor produzido pelos artesãos acreanos. Essa ação tem muitas mãos envolvidas em parcerias, que têm ajudado no desenvolvimento de potencialidades”, destacou.

Já o secretário Assurbanipal Mesquita frisou a movimentação que o espaço vai proporcionar no Canal da Maternidade, lembrando a determinação do governador Gladson Cameli para ocupar os espaços públicos: “A Casa do Artesanato vai trazer nova vida a este ambiente, com gestão de negócios e sustentabilidade”.

A FEM foi responsável por ceder o espaço, que contempla inicialmente 35 expositores. “Quando a gente une forças, obras como esta são devolvidas à população. Cultura é movimento e identidade; as pessoas trazem, além do artesanato, brilho e alegria”, disse o presidente da instituição, Minoru Kinpara.

A Casa do Artesanato vai funcionar como ponto de referência para peças produzidas em todo o estado. Foto: Felipe Freire

Mais de 300 peças estão expostas, reunindo desde a marchetaria produzida no Juruá, até biojoias, gamelas e utensílios decorativos. A coordenadora de Artesanato da Secretaria de Turismo, Suelany Paiva, garantiu a realização de uma busca ativa para contemplar novos profissionais do setor.

A arquiteta de ecodesign, Adriane Freitas, parabenizou a equipe do governo pela iniciativa. Ela participou recentemente da qualificação na produção de gamelas e tem seus produtos expostos na casa. “Esse espaço vai nos ajudar a levar nossa arte para fora do estado e com isso gerar mais oportunidades de negócios. Estamos felizes”, disse a artesã.

No evento, o empresário João Pereira representou a Federação das Indústrias do Estado (Fieac) e o presidente do Conselho Estadual de Turismo, Risomar Araújo, representou o trade turístico.

Serviço

A Casa do Artesanato Acreano funcionará todos os dias. De segunda a sexta, das 8 às 18h. Nos sábados, domingos e feriados, das 10 às 18h.

Agência Acre

Compartilhe isso:

  • WhatsApp
  • Imprimir
  • Tweet
  • Telegram
  • Threads
Tags: AcreArtesanatoBrancoEntregaEspaçoGovernoParáriovenda

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.