segunda-feira, 19 maio, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Rio Grande do Sul – exposição “Nem Tão Doce Lar” promove discussão sobre violência doméstica e familiar

28/03/2023
in Rio Grande do Sul

Nos dias 30 e 31 de março, a exposição “Nem Tão Doce Lar” chega a Santo Ângelo visando sensibilizar a sociedade para o tema da superação da violência doméstica e familiar. Trata-se de uma mostra itinerante e interativa que possibilita a popularização da discussão e do enfrentamento da violência ao levar para o espaço público uma típica casa familiar, com informações e imagens que denunciam a violência sofrida por mulheres, crianças, jovens, pessoas idosas e com deficiência.

A iniciativa é da Fundação Luterana de Diaconia e, em Santo Ângelo, é realizada em parceria com o Ministério Público, por meio do Grupo Especial de Prevenção e Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher (Gepevid), e com a Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões.

A exposição será montada no Centro de Eventos (Rua Três de Outubro, 800) e aberta para visitação pública das 8h30 às 18h, no dia 30, e das 8h30 às 12h, no dia 31. Durante a visita, é possível circular por diferentes cômodos da casa, identificar pistas deixadas nos cenários e expor as impressões em uma roda de conversa conduzida pelos acolhedores que participaram da formação.

Também faz parte da mostra, pequenos cartazes relacionados aos elementos apresentados, nos quais constam informações a respeito dos diversos tipos de violência que podem acontecer no ambiente e convívio doméstico e familiar. Dessa forma, a iniciativa sensibiliza, propõe métodos preventivos e incentiva a denúncia.

Esta é a segunda vez que a “Nem Tão Doce Lar” chega a Santo Ângelo. O município foi a primeira cidade fora da região metropolitana de Porto Alegre a receber a exposição, no ano de 2007. Além de Santo Ângelo, a exposição ainda irá percorrer, neste ano, as cidades gaúchas de Alegrete, Cachoeira do Sul, Pelotas, Porto Alegre e Santa Maria.

NEM TÃO DOCE LAR

A Nem Tão Doce Lar envolve uma metodologia de intervenção coletiva para a superação da violência doméstica e familiar, que possibilita a reflexão e promove a popularização da discussão desse tema, tantas vezes invisibilizado e naturalizado. Também fomenta o debate e a elaboração de estratégias de enfrentamento e de superação da violência a partir da criação e fortalecimento de redes de apoio entre organizações da sociedade civil, instituições governamentais, universidades, escolas e comunidades religiosas. O nome faz alusão à citação “Lar doce Lar”, muito comum em casas brasileiras.

A mostra nasceu a partir de uma exposição internacional chamada Rua das Rosas, criada pela antropóloga alemã Una Hombrecher, com o apoio da agência Pão para o Mundo. A proposta inicial, que tinha ainda uma linguagem europeia, foi apresentada em Porto Alegre, em 2006. Posteriormente, a exposição recebeu um enfoque brasileiro.



MPRS

Compartilhe isso:

  • WhatsApp
  • Imprimir
  • Tweet
  • Telegram
  • Threads
Tags: discussãoDoceDomesticaexposiçãoFamiliarGrandeLarNempromoveriosobreSulTãoviolência

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.