Foram fiscalizados, nesta quarta-feira, 29 de março, quatro estabelecimentos – dois mercados e dois restaurantes – no município de Dona Francisca. Ao todo, foram apreendidos e inutilizados aproximadamente 700 kg. Um dos restaurantes não apresentou irregularidades, os demais locais foram autuados.
Produtos sem procedência, com validade vencida e armazenados de forma inadequada foram as principais irregularidades encontradas durante a ação. Um dos mercados ainda realizava a venda de produtos cuja comercialização é proibida neste tipo de estabelecimentos, como, álcool 92%, soda cáustica e raticidas. Em alguns alimentos também foram encontradas alterações organolépticas (alteração na textura e coloração).
Conforme o coordenador do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco – Segurança Alimentar), promotor de Justiça Alcindo Luz Bastos da Silva Filho, o restaurante que não apresentou irregularidades já havia passado por fiscalização do Programa Segurança Alimentar RS no ano de 2018. “Relembrando a fiscalização anterior, muitos problemas e irregularidade foram encontrados neste local e, olhando hoje, podemos perceber uma nítida evolução, principalmente se olharmos para o bem estar do consumidor e sua segurança alimentar”.
A fiscalização ocorreu a pedido do promotor de Justiça de Faxinal do Soturno, Claudio Antonio Rodrigues Estivallet Junior, e contou com a presença de servidores do Gaeco – Segurança Alimentar; representantes da Vigilância Sanitária Municipal de Dona Francisca; Secretaria Estadual da Saúde; Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), Delegacia de Polícia de Proteção ao Consumidor (Decon) e da Patrulha Ambiental da Brigada Militar (Patram).