segunda-feira, 19 maio, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Acre – Membros da Comissão Estadual de Validação aprovam plano emergencial para apoio aos indígenas e produtores afetados pela enchente

05/04/2023
in Acre
Acre – Membros da Comissão Estadual de Validação aprovam plano emergencial para apoio aos indígenas e produtores afetados pela enchente

Foi aprovado, por unanimidade, pelos membros da Comissão Estadual de Validação e Acompanhamento (Ceva), do Sistema de Incentivo a Serviços Ambientais (Sisa), a proposta para execução do Plano Emergencial de apoio aos povos indígenas e comunidades tradicionais, no âmbito do Programa REM Acre Fase II, afetados pelas inundações.

Membros da Ceva aprovam proposta de plano emergencial para apoio aos indígenas e produtores afetados pela enchente. Foto: reprodução/UCP REM

A votação se deu por meio de convocação extraordinária, na manhã desta quarta-feira, 5, por meio de encontro virtual. Participaram da reunião, além dos membros que compõem a Ceva, representantes do poder público e sociedade civil.

A estimativa de investimentos, oriundos de recursos doados pelo Programa REM Acre, é de até R$ 6 milhões a serem distribuídos para dois públicos prioritários: territórios indígenas e produção familiar sustentável. A medida tem como objetivo reduzir os impactos e danos no retorno aos seus territórios e residências. O benefício será extensivo também às comunidades em zonas de risco em todo o Acre.

Vários órgãos e secretarias estão unidos no acolhimento às famílias. Foto: Alexandre Cruz-Noronha

A proposta prevê a aquisição, por meio de editais de chamamento público, de alimentos oriundos da agricultura familiar, insumos, produtos orgânicos, filtros, materiais filtrantes e reservatórios de água para uso doméstico. Serão investidos também em serviços de apoio e assistência técnica para fornecimento de água potável como poços, tratamento e reservatórios de água e, ainda, recuperação de hortas e lavouras prejudicadas pelas cheias.

Proposta do Plano Emergencial aos indígenas e produtores rurais foi apresentada pela coordenadora do Programa REM Acre, Rosineide Sena. Foto: UCP REM

Após a aprovação pelos membros da Ceva, a Unidade de Coordenação do Programa REM Acre, na Secretaria de Estado de Planejamento (Seplan), irá, juntamente com as instituições executoras e parceiros, realizar as seguintes etapas: identificação dos povos indígenas das comunidades tradicionais afetados; levantamento dos impactos e danos causados; abertura de edital de chamamento para análise das propostas; implementação das ações em curto e médio prazo, que contará ainda com o monitoramento contínuo até a fase final de execução do plano.

Foto: IMC
Foto: IMC
Foto: UCP REM
Foto: UCP REM

Agência Acre

Compartilhe isso:

  • WhatsApp
  • Imprimir
  • Tweet
  • Telegram
  • Threads
Tags: AcreafetadosaosapoioaprovamComissãoemergencialenchenteestadualindígenasMembrosParápelaPlanoprodutoresvalidação

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.