sexta-feira, 9 maio, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Acre – Governo recebe ação da ONU para apoiar ações voltadas à migrantes e refugiados no Acre

12/04/2023
in Acre
Acre – Governo recebe ação da ONU para apoiar ações voltadas à migrantes e refugiados no Acre

Na tarde desta quarta-feira, 12, a vice-governadora do Acre, Mailza, foi até ao município de Assis Brasil e realizou um encontro com representantes de várias instituições para acompanhar a entrega de doações para os refugiados e migrantes que estão no Alto Acre, realizada pelo Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (Acnur), da Organização das Nações Unidas (ONU).

Integraram a comitiva, os secretários de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (Seasd), Lauro Santos, de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), José Américo Gaia, o prefeito de Assis Brasil, Jerry Correia, o promotor de Justiça do Ministério Público do Estado (MPAC), Juleandro Martins, o coordenador Estadual da Defesa Civil, Coronel Carlos Batista e o delegado da Polícia Federal da Regional do Alto Acre, Valdir Celestino.

A ação da Acnur visa estruturar as instituições que atendem a população refugiada. Foto: Felipe Freire

Na oportunidade, a Acnur entregou itens de informática, malas de viagem, kits de higiene, kits de cozinha, mosqueteiros, baldes, garrafas d’água e cobertores, como apoio do Avião Solidário, da Latam Airlines Brasil. A ação da Acnur visa estruturar as instituições que atendem a população refugiada, na região de tríplice fronteira, bem como na capital do Acre.

“Estamos felizes em estar aqui para saber como a rede tem atuado, nessa questão. Além disso, precisamos identificar desafios para auxiliar nas ações humanitárias, proteção e assistência à necessidades básicas dos migrantes”, relatou a Oficial Assistente de Campo da Acnur, Juliana Serra.

O secretário Lauro Santos falou sobre a criação da Sala de Situação da Crise Migratória como uma das ações que fortalecem a união entre os poderes para solucionar o principal gargalo da crise que é o transporte desses migrantes. “Essas doações chegam num momento oportuno. Nós escolhemos Assis Brasil porque é a porta de entrada para migrantes. Precisamos nos unir para agilizar e o que a gente mais precisa que é o Sisconare [Sistema do Comitê Nacional para os Refugiados], que é o sistema de acolhida, dê celeridade ao transporte dos refugiados, principalmente os Venezuelanos, pois o objetivo deles não é ficar aqui”, disse.

Neste contexto, o coronel Gaia destacou a transversalidade das políticas públicas para migrantes. “Existe uma transversalidade muito grande das nossas ações e estão voltadas para essa população migratória. A união de esforços é o melhor instrumento para que a gente faça frente a essas situações, otimizando nossos recursos humanos e meios”.

“Grandes instituições e pessoas interessadas em fazer o melhor pelos nossos irmãos refugiados”, disse Mailza. Foto: Felipe Freire

O MPAC é um dos parceiros mais importantes na realização das ações nos municípios do Alto Acre. O promotor Juleandro chamou atenção para avanços já promovidos pelo governo do Estado. “É uma política pública difícil, e se não for a união das instituições, a gente não avança. Na atual gestão a gente percebe que ela avançou bastante. É um motivo para reconhecer o trabalho do governo e parabenizar os atores envolvidos”.

O prefeito Jerry Correia pontuou algumas dificuldades e lembrou do momento mais crítico da crise humanitária. “A crise humanitária é nossa prova de fogo. Porque no momento da pandemia, 600 pessoas ficaram reclusas aqui, e de repente centenas de estrangeiros estavam circulando na cidade. Foi aí que buscamos ajuda do governo e outras instituições para começar a trabalhar melhor essa política ”, declarou.

A vice-governadora Mailza fez questão de reforçar o compromisso do Estado com as políticas  públicas de assistência aos refugiados, e se comprometeu em buscar mais apoio, reforçando as ações. “O governador Gladson sempre nos dá carta branca quando o assunto é cuidar de pessoas. Por isso, hoje é um dia especial, em que estamos tratando de uma causa tão importante, com grandes instituições e pessoas interessadas em fazer o melhor pelos nossos irmãos refugiados, dar as mãos, para que juntos possamos vencer tudo isso”.

Após a reunião, a vice-governadora e os demais integrantes da comitiva visitaram a Casa de Passagem Otonoel de Souza Martins Oliveira.

Agência Acre

Compartilhe isso:

  • WhatsApp
  • Imprimir
  • Tweet
  • Telegram
  • Threads
Tags: AçãoaçõesAcreapoiarGovernomigrantesONUParáreceberefugiadosvoltadas

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.