Em sessão solene do Órgão Especial do Colégio de Procuradores, o procurador-geral de Justiça, Marcelo Lemos Dornelles, deu posse, na manhã desta terça-feira, 9 de maio, a Alexandre da Silva Loureiro como procurador de Justiça.
Após a leitura do termo de posse pelo promotor-assessor Márcio Emílio Lemes Bressani, o procurador de Justiça Altamir Francisco Arroque deu as boas-vindas a Loureiro em nome da classe. Em seu discurso, Arroque ressaltou que o empossando “faz por merecer a promoção em razão do trabalho por ele realizado na instituição, de sua ampla cultura jurídica e geral, de seu caráter íntegro, de sua elevada visão institucional, de seu companheirismo, da fortaleza de suas convicções e de seu constante olhar de inconformismo com a condição dos desvalidos”.
Em uma fala marcada por grande emoção, Alexandre Loureiro iniciou destacando sua satisfação com o momento vivido. “Esta homenagem formal que se faz no último degrau da carreira, possibilitando inclusive trazer nossa história, vivência e experiência no MP, é oportunidade única e não devemos desperdiçar”, afirmou.
O procurador relembrou seus passos tanto dentro da instituição, quanto na vida familiar, agradecendo aos pais, esposa e filha pelo amor e por todos os ensinamentos e apoio. Ao citar a frase de Caetano Veloso que, segundo ele, a mãe colocou em seu quarto, “Cada um sabe a dor e a delícia de ser o que é”, agradeceu aos pais o apoio e liberdade na escolha da profissão. “Não basta escolher. Tem que fazê-lo do seu jeito e modo. Tentei fazer”, disse, mencionando ainda colegas e amigos que fez nas passagens pelas promotorias em que atuou, e estagiários e assessores como “força, cabeça, pernas e braços no nosso trabalho”.
“Cada colega carrega um MP no seu coração e mente. Nossa diversidade e pluralidade é nossa força. Não devemos temer isso jamais. Ao contrário, essa é a força democrática que nos inspira como instituição”, finalizou Loureiro.
Por fim, Marcelo Dornelles parabenizou pela posse e agradeceu a fala do colega, considerando-a “emocionante, histórica e marcante”. Também contou sobre a sua caminhada em comum com Alexandre Loureiro durante as suas carreiras, quando atuaram nas mesmas promotorias, mesmo que não concomitantemente, e destacou a parceria com o amigo “de trabalho e na vida”.
Também participaram da sessão a subprocuradora-geral de Justiça para Assuntos Jurídicos, Angela Salton Rotunno; a corregedora-geral do MPRS em exercício, Dirce Soler; os integrantes do Órgão Especial Claudio Domingos Mastrangelo Coelho, Jacqueline Fagundes Rosenfeld, Sara Duarte Schütz, Luiz Henrique Barbosa Lima Faria Corrêa, Maria Ignez Franco Santos, Luiz Cláudio Varela Coelho, Irene Soares Quadros, Juan Carlos Durán, Sérgio Santos Marino, Armando Antônio Lotti, Roberto Bandeira Pereira, Ricardo da Silva Valdez, Elaine Fayet Lorenzon Schaly, Ubaldo Alexandre Licks Flores, Heloísa Helena Zigliotto, Renoir da Silva Cunha, Ana Maria Moreira Marchesan, Sandra Goldman Ruwel e Carla Carpi Nejar; o presidente da AMPRS, João Ricardo Santos Tavares; o chefe de Gabinete da PGJ, Luciano de Faria Brasil, e demais promotores, procuradores, amigos e familiares do empossando.