O grupo de trabalho da Câmara dos Deputados que discute a reforma tributária (PECs 45/19 e 110/19) promove nova audiência nesta quinta-feira (11), às 9h30, no plenário 2. Um dos convidados para o debate será o presidente-executivo da Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (Abia), João Dornellas.
“O setor de alimentos e bebidas é composto por mais de 37 mil indústrias brasileiras e multinacionais de pequeno, médio e grande portes, distribuídas por todo território nacional, responsáveis pela geração de 1,8 milhão de empregos formais e diretos”, estima o deputado Vitor Lippi (PSDB-SP), um dos autores do pedido de realização da audiência.
Lippi quer que a Abia exponha as dificuldades tributárias enfrentadas pelo setor.
Indústria de aço
A comissão vai ouvir também a presidente da Associação Brasileira de Embalagem de Aço (Abeaço), Thaís Fagury.
“A Abeaço representa os interesses de mais de 20 empresas fabricantes de embalagens de aço, que mantém quase 30 unidades fabris distribuídas em todo o País”, afirma o coordenador do grupo, deputado Reginaldo Lopes (PT-MG), que pediu para ouvir a entidade.
Lopes também sugeriu o convite ao presidente da Associação Brasileira de Telesserviços (ABT), Guilherme Noronha, para esclarecer os impactos da reforma tributária no setor de call center e relacionamento com os consumidores.
Outros convidados
Além dessas entidades, também foram convidados para participar da audiência:
– o representante da Indústria Brasileira de Árvores (IBÁ);
– o presidente da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), João Carlos Galassi;
– o presidente da Federação Nacional dos Sindicatos das Empresas de Recursos Humanos, Terceirização e Trabalho Temporário (Fenaserhtt), Vander Morales;
– a diretora da Secretaria Extraordinária da Reforma Tributária do Ministério da Fazenda, Camilla Cavalcanti;
– a coordenadora-geral de Doenças e Agravos Não-Transmissíveis da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Letícia de Oliveira Cardoso;
– os a especialistas em Direito Tributário Pricilla Santana e Alberto Macedo;
– os economistas Gustavo Madi e Cristiane Alkmin Junqueira Schmidt;
– o especialista em Gestão Empresarial Cristiano Maschio; e
– o especialista em Desenvolvimento de Negócios e Marketing Ricardo Rosada;
– o tributarista Breno Vasconcelos.