Treze promotoras de Justiça do Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS) participam, nesta quarta-feira e quinta-feira, 14 e 15 de junho, em Brasília, do 1° Congresso Conamp Mulher, da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público. O procurador-geral de Justiça, Alexandre Saltz, e a subprocuradora-geral de Justiça para Assuntos Jurídicos, Josiane Superti Brasil Camejo, também participaram do primeiro dia do evento.
Para Josiane Camejo, “a realização do Congresso Conamp Mulher é um momento histórico para a integração institucional em prol da efetividade da equidade de gênero, especialmente por permitir que sejam discutidas e reforçadas ações necessárias para esta transformação”.
PRESENÇAS
Participam do evento as promotoras de Justiça Angela Caren Dal Pos, Bianca D’Alessandro Kosciuk, Cristina Schmitt Rosa, Guacira Almeida Martins, Kerine Camargo Teixeira, Márcia Regina Nunes Villanova, Maristela Schneider, Martha Silva Beltrame, Paula Ataíde Athanasio, Priscilla Ramineli Leite Pereira, Roberta Morillos Teixeira, Synara Jacques Buttelli Göelzer e Tatiana Alster.
O presidente da Associação do Ministério Público, João Ricardo Santos Tavares, também compareceu no evento, no primeiro dia.
O CONGRESSO
Promovido pela Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (Conamp), o congresso visa o aperfeiçoamento institucional do Ministério Público brasileiro, com o objetivo de promover um acolhimento de gênero mais justo e equânime e maior integração na temática da política de gênero.
A palestra inaugural, com a ministra do Supremo Tribunal Federal Carmen Lúcia teve como tema “a atuação do Sistema de Justiça Brasileiro voltada para a promoção da equidade de gênero”. Nos painéis do Congresso são debatidos temas como saúde da mulher e saneamento, proteção multinível e vitimização feminina, violência política de gênero, entre outros assuntos de relevância institucional.